Verificado por especialistas Para Platão só haveria um governo justo se esse fosse formado por filósofos (sábios), pois eles teriam a racionalidade e eticidade. ... Por isso muitos supõe que a aversão de Platão à democracia vem do fato de que Sócrates foi condenado à morte por essa forma de governo.
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). ... Essa formulação foi melhor desenvolvida por Políbio, com o nome de governo misto.
Assim, a crítica aristotélica ao regime democrático consiste em afirmar que, os interesses da maioria vigorariam e acabariam por escantear os direitos e anseios da minoria. Já Platão é conhecido por ser crítico ferrenho do sistema democrático.
Qualquer individuo, ou apenas pessoas com conhecimentos de navegação? Socrates não era no entanto elitista, no sentido de reservar o voto para uma classe. O que ele defendia era uma intelectualização da democracia em que para votar se teria de mostrar aptidão ou qualificação para a tarefa.
Ele não acreditava que poucos deveriam sempre votar. Diferente disso, ele pensava que apenas aqueles que haviam pensado racionalmente e profundamente deveriam votar. Nesse sentido, é como que esquecemos hoje a distinção entre uma democracia intelectual e uma democracia por direito adquirido ao nascer.
Para Sócrates, a Democracia de Atenas possuía instituições confusas e sem credibilidade com relação ao público. Essa foi a principal crítica deste importante e renomado filósofo.
Em O Nascimento da Tragédia, Nietzsche contrapõe a significação moral da existência, através do surgimento do homem teórico Sócrates, à justificação da existência enquanto fenômeno estético, através da tragédia, qualificando, assim, a arte como atividade metafísica do homem.
(Ufsj 2012) O que motivou a crítica de Nietzsche à cultura ocidental a partir de Sócrates foi a) a atitude niilista de Sócrates de recusar a vida e optar por ingerir a letal dose de cicuta.
Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.
A moral em Nietzsche extravasa o significado que o restante do ocidente já tentou dar. Se trata da afirmação de que toda moral tem em suas bases, uma moral sentida como "natural".
A Genealogia da Moral tece uma crítica à moral vigente a partir do estudo da origem dos princípios morais que regem o Ocidente desde Sócrates.
A transvalorização da moral proposta por Nietzsche é: ... d) É a superação da moral tradicional, para que os atos do homem forte não sejam pautados pela mediocridade das virtudes estabelecidas.