O principal motivo que levou Pero Vaz de Caminha a escrever uma carta ao rei foi o fato de ser esta a sua missão: era o escrivão da esquadra, devendo reportar ao Rei os acontecimentos da viagem dignos de nota, assim como guardá-los para a posteridade.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. ... Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha enviou a carta para o rei D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
Resposta: Ele descreveu uma paisagem extremamente grande, porém não sabia quão grande era, cheia de mata com coisas novas a se explorar (como o Pau Brasil), podia ser perigosa (por causa dos índios), mas contou que podia ter uma relação amigável com eles.
Carta de Caminha
porque a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel foi considerada a certidão de nascimento do Brasil.
Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente. ... A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro documento escrito da história do Brasil.
Resposta. Resposta: Em 1º de maio de 1500, Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, anunciou ao rei Dom Manuel, de Portugal, o descobrimento de novas terras em 22 de abril e as suas impressões sobre a terra e sua gente.
Dom Manuel I
Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha redigiu a carta para o rei D. Manuel I para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. Datada de Porto Seguro, no dia 1 de Maio de 1500, foi levada a Portugal por Gaspar de Lemos, comandante do navio de mantimentos da frota.
Como você acha que a carta foi levada ao rei naquela época? Resposta esperada: De navio.
Pero Vaz de Caminha
1450
Pero Vaz de Caminha foi um escrivão da navegação de Pedro Álvares Cabral durante sua descoberta do novo mundo, onde incluía o Brasil. Era responsável por descrever minuciosamente os detalhes dessas novas descobertas para o rei de Portugal.
15 de dezembro de 1500
Pero Vaz de Caminha foi um dos escribas que acompanharam a expedição de Pedro Álvares Cabral. A sua função era a de relatar o dia-a-dia dos navegantes, assim como tudo que encontrassem, a fim de enviar ao rei de Portugal. Por isso, a Carta de Caminha ficou conhecida como a certidão de nascimento do Brasil.
A Carta de Caminha só pode ser considerada um texto com valor literário porque Pero Vaz de Caminha não era um simples escrivão: Caminha era um “escritor-escrivão”, pois ele não se limitava a apenas registrar e contabilizar os fatos da viagem.
No dia 26, o primeiro domingo após a Páscoa, por ordem do capitão, o frade franciscano Henrique Soares de Coimbra rezou uma missa, no ilhéu da Coroa Vermelha, assistida pela tripulação e, à distância, em terra firme, por cerca de 200 índios, dos quais, ao final da missa, "muitos se levantaram e começaram a tocar corno ...
Museu Nacional de Belas Artes
Resposta. A primeira missa realizada no Brasil pelo Frei Henrique, foi no dia 26 de abril de 1500. segundo narra a carta de Pero Vaz de Caminha, foram colocados 1000 homens, entre oficiais e marinheiros, e cerca de 200 índios que permaneceram sentados ouvindo a celebração.
Portugueses e Espanhóis saíram na frente dos grandes empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI motivo pelo qual a colonização do novo mundo ter sido promovida por Esses povos sabendo disso explique que acordo Portugal e Espanha estabeleceram para dividir as terras recém-descobertas.
Explicação: O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
Vários motivos levaram a Espanha a esse "atraso" na busca de uma rota para o comércio de especiarias que não passasse pelo Mediterrâneo (controlado pelas cidades-estado de Gênova e Veneza), nem pela costa africana, conhecida pelos portugueses até o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul do continente.
Resposta. Resposta: A expansão marítima espanhola ocorreu um século depois das viagens portuguesas pela costa do continente africano, devido, principalmente, à formação do Estado Nacional Espanhol ter sido realizada depois do Estado português.
A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.
O objetivo da expansão marítima espanhola era conquistar novos territórios e levar riquezas para a coroa.
A primeira grande expedição espanhola foi liderada pelo genovês Cristóvão Colombo, que convenceu os reis espanhóis a financiarem sua viagem para o oeste. Em outubro de 1492, a expedição de Colombo, que consistia em três embarcações, chegou a Guanahani, ilha que faz parte das Bahamas.