Os jovens não leem porque não são estimulados. Esse hábito deve vir, em primeiro lugar, de casa. Pais que tem o hábito de ler estimulam seus filhos, e isso passa de geração pra geração. O avanço da tecnologia contribui para que o número de leitores caia cada vez mais.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.
Quem não teve acesso pleno ao ensino da leitura e da escrita também pode apresentar desvantagens no campo da memória de retenção e de recuperação. “Se eu der uma sequência de palavras para alguém decorar, muito provavelmente aquele que não sabe ler e escrever terá mais dificuldades para relembrar”, conta a professora.
Para aprimorar a leitura:
A falta de leitura, causa dificuldade na compreensão e na incompletação de textos, além da pessoa em questão sofrer com a falta de um vocabulário adequado. A leitura é de extrema importância para a vida academia em qualquer área, em qualquer grau de qualquer instituição e deve ser estimulada à todos desde a infância.
Nas provas abertas e de redação, a falta de leitura pode fazer com que o aluno não saiba elaborar seu pensamento e transmiti-lo de maneira clara e coerente na escrita, seja pelo desconhecimento ou falta de prática com estruturas discursivas do Português ou, ainda, pela carência de vocabulário para elaborar um texto ...
Para combater a falta de prática e até mesmo o pouco interesse pela leitura, existem algumas orientações que podem ajudar a adquirir esse costume e, principalmente, apreciar as obras ao máximo....
Resposta. Erros de ortografia, menor capacidade interpretativa, falta de informações de fatos e acontecimentos dos dias atuais, menor capacidade de argumentação, produção de textos sem coerência e coesão, dentre outros.
Que fatores estarão dificultando o encontro dos jovens com o livro? #4740. Os livros estão cada vez mais distantes do dia-a-dia dos jovens no Brasil, isso se deve a inúmeros fatores, tais como a influência de terceiros, o lançamento de novas tecnologias e a falta de interesse do indivíduo pela leitura.
Eu vejo este problema como uma coisa ruim pra sociedade,sem os livros fica mais difícil de socializar e também de ter contato social. Os fatores que afastam os jovens dos livros são na maioria das vezes a tecnologia,celulares,computadores tudo isso atrapalhando no desenvolvimento social e literário do jovem.
Diz o senso comum que no Brasil se lê pouco porque o preço do livro é caro e porque não há bibliotecas. ... As maiores razões para o cidadão paulista não ter lido um livro são: não gostar de ler/não ter o hábito de ler, citado por 34% dos entrevistados e a falta de tempo, mencionado por 32% dos participantes.
A leitura traz mais do que inteligência, ela ajuda no desenvolvimento da sabedoria e da sensibilidade, características que enobrece as relações humanas em todas as esferas. 3- Os leitores tem mais foco e tendem a ser mais ponderados.
Resposta: Explicação:somos um país bastante desenvolvido porém em alguns aspectos somos pouco desenvolvido como na leitura ... podemos mudar isso ajudando na alfabetização dos analfabeto e os analfabetos silabicos, deixando o celular de lado pelo menos 2 horas por dia e ler um livro...
O livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso, por meio do livro são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração. ...
A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.
A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios.
Sendo assim, a leitura possibilita a formação do cidadão e consequentemente a construção da cidadania, já que é por meio da leitura o indivíduo terá a possibilidade de construir novas relações com as informações presentes no espaço global de uma forma dinâmica, crítica e autônoma.
Ler é a descoberta da criança enquanto sujeito histórico que compreende sua história, dos seus antepassados e que desta forma, conscientemente, ocupa lugar, espaço e tempo nessa construção de presente e futuro. A leitura liberta, empodera e promove a reflexão.
Resposta. Resposta: Ela influencia de modo que: quem a usa pode ler determinado assunto em alguma rede social; Tem aplicativos onde a encontra livros de graça e etc; No google pode se encontrar notícias e fofocas onde é necessário ler para saber do que se trata.
A linguagem é o maior recurso que o ser humano possui para alcançar tudo quanto mais deseja na vida. Por isso cada pessoa depende da linguagem para viver em sociedade, pois ela é a base da cultura e dificilmente haveria civilização se não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras.
Em suma, a linguagem é um instrumento fundamental, pois serve como meio de comunicação e re-organização do pensamento, da memória, da atenção, da percepção, enfim, de todo o processo de constituição da consciência.
A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão. A constante interação entre o sujeito e o mundo exterior é o processo pelo qual se dá o desenvolvimento intelectual humano (PIAGET, 1978, p. ...