Porque O Caf Da Dor De Cabeça?

Porque o caf da dor de cabeça

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Durante ataques de enxaqueca, os níveis de adenosina aumentam no sangue e isso pode fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem, a atividade elétrica cerebral seja reduzida, entre outras alterações. A cafeína pode ajudar a bloquear receptores específicos de células cerebrais aos quais a adenosina se liga, interrompendo seus efeitos3.

Informações

Além da dor de cabeça, a cafeína, se consumida em quantidades excessivas, causa efeitos colaterais, como taquicardia e insônia.

O momento em que você ingere o café também é outro fator importante a ser considerado. É melhor beber café nos primeiros sinais de uma dor de cabeça ou quando você antecipa que uma está chegando. Isso permite que a cafeína seja absorvida mais rapidamente e possa proporcionar alívio.

Nestes casos, o médico poderá pedir exames, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Confira quais são os remédios mais indicados para tratar a dor de cabeça.  

Quando ir ao médico

Quando ir ao médico

A dosagem excessiva da cafeína pode causar maior constrição dos músculos do pescoço e dos vasos sanguíneos e assim provocar uma dor de cabeça.

Outro ponto relevante nessa história de café e enxaqueca é que pessoas que ocasionalmente apresentam esse tipo de dor correm um risco maior de desenvolver cefaleia crônica diária quando também usam cafeína todos os dias3.

Disclaimer / Aviso

O que fazer: o tratamento da meningite deve ser feito no hospital pois é uma emergência médica, e envolve o uso de remédios antibióticos, antivirais, antiparasitários ou antifúngicos, o que varia de acordo com sua causa. Veja como é feito o tratamento da meningite.  

Além da dor de cabeça, outros sintomas são febre alta e repentina, dor e dificuldade para movimentar o pescoço e para encostar o queixo na região peitoral ou até convulsões, por exemplo.

Apesar de existir uma recomendação da dose de cafeína, deve-se prestar atenção se existe alguma alteração física ao ingeri-la, pois cada organismo é único e podemos reagir de maneira diferente a algo que estamos acostumados a consumir.

Novidades Por E-mail

Novidades Por E-mail

Sendo assim, é preciso controlar o consumo ao longo do dia para não superar o nível máximo tolerado. Crianças e gestantes são mais sensíveis, algumas pessoas têm contraindicação e outras devido à sensibilidade devem restringir o uso.

Um possível efeito colateral de incorporar café na sua rotina de tratamento de dores de cabeça é a possibilidade de experimentar dores de cabeça por abstinência de cafeína. Essas dores de cabeça podem ocorrer quando você reduz abruptamente ou para de consumir cafeína, levando a sintomas como dor pulsante, fadiga e dificuldade de concentração. É importante estar ciente da sua sensibilidade à cafeína e reduzir gradualmente o consumo para minimizar o risco dessas dores de cabeça de abstinência.

COLUNISTA
SAUDÁVEL

O que fazer: é recomendado relaxar e repousar em um local escuro e tomar um remédio analgésico ou triptanos, indicados pelo neurologista. É importante também identificar alguns hábitos que possam estar relacionados com o aumento da intensidade da dor, pois assim o tratamento pode ser mais direcionado.

A dor de cabeça acontece devido a expansão dos nossos vasos sanguíneos do cérebro, essa expansão é conhecida como vasodilatação e a cafeína tem uma ação vasoconstritora no cérebro, por essa razão o café pode ajudar.

Existem pessoas que podem ter uma certa sensibilidade à cafeína, ou seja, mesmo em pequenas doses podem sentir taquicardia, aumento dos batimentos cardíacos, etc., são os mesmos sintomas que as pessoas que consomem café exageradamente sentem.

Concluindo

Não podemos esquecer que o chocolate também tem um pouco da cafeína e quanto mais escuro, maior a quantidade deste componente, esta é mais uma razão para que as crianças consumam o chocolate com moderação e de preferência a versão ao leite que terá menos cafeína.

Quando se trata de café e inflamação, estudos têm mostrado que o café possui propriedades anti-inflamatórias. Ele contém compostos como polifenóis e ácido clorogênico, que têm sido encontrados para reduzir a inflamação no corpo.

Formas de Pagamento

É importante ter em mente que café e enxaqueca se conectam de uma forma bastante complexa, que ainda não é totalmente compreendida pela ciência2.

Para a médica nutróloga da Abran, sim. "A identificação é feita por uma relação bem estabelecida de causa e efeito. Porém, as características assemelham-se a uma dor enxaquecosa, pulsátil, unilateral, com foto e fonofobia, por exemplo", comenta Aline Borges Juliano, coordenadora do serviço de neurologia do UDI Hospital Rede D'Or em São Luís (MA).

Ainda assim, é bom ressaltar que nem todo mundo que consome cafeína diariamente tem os mesmos riscos de desenvolver dependência e síndrome de abstinência. É possível que essa tendência varie de acordo com a genética, que pode tornar algumas pessoas mais propensas a “viciarem” do que outras3.

Atendimento

Atendimento

Por fim, o café tem sido encontrado para aumentar a eficácia de medicamentos para dor. A cafeína pode aumentar a absorção e eficácia de certos analgésicos, tornando-os mais potentes.

Esta é apenas uma ferramenta para tentar identificar a possível causa da sua dor de cabeça e, por isso, não deve substituir a consulta com um médico, que é o profissional mais adequado para confirmar o diagnóstico e recomendar o tratamento adequado.

Pode tomar café com dor de cabeça?

O Café Trata a Dor de Cabeça? Existem evidências de que a cafeína pode ser útil no tratamento contra a dor de cabeça quando combinada à medicamentos analgésicos, uma vez que potencializa seu efeito. Isto porque suas propriedades lhe permitem otimizar a absorção do analgésico pelo organismo, intensificando sua eficácia.

Porque deixar de tomar café da dor de cabeça?

Uma análise relatou que 50% das pessoas experimentam uma dor de cabeça latejante e generalizada durante a retirada da cafeína. Isso ocorre porque a cafeína tem um efeito vasoconstritivo, o que significa que reduz os vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo.

Como amenizar dor de cabeça por falta de café?

3 - Tome analgésico Dor de cabeça latejante, às vezes com duração de dias, é um sintoma da retirada da cafeína. O uso temporário de analgésicos pode aliviar o seu sofrimento. Mas fique longe de aspirina e ibuprofeno, porque podem agravar o refluxo. Prefira paracetamol, desde que não tenha problemas no fígado.

Porque quem tem enxaqueca não pode tomar café?

A cafeína neste caso é um potente inimigo! Isso porque o cérebro de uma pessoa com enxaqueca apresenta uma maior sensibilidade a estímulos, e como a cafeína é um grande estimulante do sistema nervoso central, passa a ser um gatilho em potencial para as crises de enxaqueca.

Quem tem enxaqueca pode tomar café com leite?

Segundo pesquisa feita em 2012 pelo Conselho Nacional de Café, cerca de 97% da população brasileira acima de 15 anos consome pelo menos um copinho de café por dia.

Quem tem problema de enxaqueca pode tomar café descafeinado?

Por esse motivo, o café descafeinado é recomendado para pessoas com sensibilidade à cafeína ou ainda com hipertensão, insônia, distúrbios de ansiedade, taquicardia, esofagites, gastrites, úlceras, azia, náuseas, enxaquecas, labirintites e dores de cabeça.

Quem tem enxaqueca pode tomar chimarrão?

Alimentos que pioram a enxaqueca Cafeína – Café, refrigerante de cola, guaraná, chá mate, chimarrão, energéticos, chocolate são ricos em cafeína e alteram a circulação do sangue e promove desidratação, piorando a dor em alguns casos.

Quem tem enxaqueca pode tomar café?

Café contém cafeína e outros estimulantes do sistema nervoso, e deveria ser evitado por quem já tem um sistema nervoso hiperativo, como é o caso de doenças como enxaqueca, ansiedade e pânico.

Como fazer para parar de beber café?

O melhor é reduzir progressivamente a dose diária de cafeína e após algumas semanas alternar os dias de consumo (em um dia cafeína, no outro não). Para aqueles que desejam cessar o uso da cafeína, uma boa prática é reduzir progressivamente o consumo e programar a última dose para a sexta-feira de manhã.