EQST

Porque No Fazer Transfusao De Sangue?

Porque não fazer Transfusao de sangue?

Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via. A posição delas se baseia numa lei fundamental que Deus deu à humanidade.

O que acontece depois de uma Transfusao de sangue?

Essa reação normalmente começa com uma sensação de desconforto geral ou ansiedade durante ou imediatamente após a transfusão. Ocasionalmente, ocorrem dificuldade respiratória, pressão torácica, rubor e dor intensa nas costas. Às vezes, a pessoa apresenta pele fria e úmida e pressão arterial baixa.

É seguro fazer transfusão de sangue?

As transfusões de sangue são muito seguras e, por isso, o risco de pegar aids ou hepatites é muito reduzido, já que antes de ser transfundido, o sangue para por uma série de exames para que seja considerado seguro.

Quais os benefícios da transfusão de sangue?

  • A transfusão de sangue reduz os sintomas associados à anemia, como cansaço e falta de ar.
  • Reposição de sangue durante cirurgias.
  • Alguns procedimentos (cirurgias, tratamentos, quimioterapia) não podem ser realizados de maneira segura sem que se utilize transfusão.

O que acontece quando recebemos sangue?

A transfusão de sangue errado também pode provocar efeitos menos graves, como coceiras no corpo, reações alérgicas e febre. Além do soro, dependendo da gravidade da hemólise, o paciente pode necessitar de analgésico (para combater a dor), antialérgico ou drogas para aumentar a pressão arterial.

Quanto tempo leva para fazer uma transfusão de sangue?

A cada 72 horas a amostra deve ser renovada. Quanto tempo demora uma transfusão de sangue? Entre a coleta de uma amostra e o início da transfusão, é necessário um prazo de aproximadamente 3 horas, para realização dos testes pré transfusionais. A transfusão demora, em média, de 2 a 3 horas.

O que pode substituir a transfusão de sangue?

Os termos preferidos e mais exactos são: expansores do volume e terapias de oxigênio. Outras técnicas modernas e inovadoras tem sido desenvolvidas para tratamentos alternativos e cirurgias sem sangue (Bloodless surgery), e até mesmo Transplante de medula óssea.

Quando é necessário fazer uma transfusão de sangue?

Quando é necessário realizar uma transfusão de sangue?
  1. Quando ocorre uma perda grande de sangue;
  2. Quando ocorre uma perda e/ou comprometimento das funções de um dos seus componentes, durante ou depois de uma intervenção cirúrgica ou de um parto;
  3. Em doentes tratados por doenças sanguíneas;
Mais itens...•8 de jun. de 2021

Quando a anemia precisa de transfusão de sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Como o corpo reage se receber um sangue diferente?

Uma transfusão de sangue errada pode gerar, no corpo, efeitos vasodilatadores, que provocam queda brusca da pressão arterial. Isso compromete muito a oxigenação do corpo, já que o fluxo sanguíneo reduz. Isso faz com que o coração fique sobrecarregado, na tentativa de estabilizar o fornecimento sanguíneo para os órgãos.

O que acontece se uma pessoa receber o tipo errado de sangue?

Quando o sangue errado entra no sistema circulatório do paciente, o pior cenário que pode acontecer é a reação hemolítica aguda: as hemácias (células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio) do sangue que foi doado são destruídas.

O que significa realizar uma transfusão de sangue?

Uma transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um dos seus componentes de uma pessoa saudável (um doador) para uma pessoa doente (um receptor).

Como se deve proceder com a hemotransfusão em pacientes Testemunhas de Jeová?

Como não há lei obrigando o médico a fazer a transfusão de sangue no paciente, todos aqueles que sejam adeptos da religião Testemunhas de Jeová, e que se encontrarem nesta situação, certamente poderão recusar-se a receber o referido tratamento, não podendo, por vontade médica, ser constrangidos a sofrerem determinada ...

Quando o paciente é Testemunha de Jeová quais os procedimentos éticos e legais referente a hemotransfusão?

O paciente tem o direito de escolher o tratamento que receberá e é através do consentimento informado que o praticante da religião Testemunhas de Jeová se recusa a realizar qualquer procedimento cirúrgico que envolva transfusão de sangue.

O que os Testemunhas de Jeová usam no lugar do sangue?

Há também instrumentos para a Recuperação pós-operatória do sangue (tubo de drenagem, no qual o sangue derramado é processado e devolvido ao paciente). A Hemodiluição, quando é usado um circuito fechado e não se faz coleta de sangue pré – operatório é aceitável para muitas Testemunhas de Jeová.

Tem alguma coisa que substitui o sangue?

Até o momento, apenas duas substâncias se provaram capazes de substituir o sangue em contextos específicos: a hemoglobina recombinante e os perfluorcarbonos (PFCs).