A Tontura Postural Perceptual Persistente (ou TPPP) ― também conhecida como Vertigem Fóbica ou Vertigem Postural Fóbica ― é uma doença vestibular crônica caracterizada por tonturas constantes, sensação de cabeça pesada ou vazia, visão nebulosa, entre outros sintomas. O quadro se instala após um episódio repentino de perda do equilíbrio que desencadeia uma hipervigilância postural.
Existem ainda algumas técnicas que podem ser realizadas pelo fisioterapeuta para reposicionar os cristais de cálcio dentro do ouvido interno, que contribuem para alívio das crises de tontura ou vertigem, cessando a sensação de mal-estar em poucos minutos.
Os problemas emocionais podem causar tontura? Sim, diz o Dr. Saulo Nader, neurologista da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Israelita Albert Einstein, também conhecido como “Dr. Tontura” – um conceituado especialista em distúrbios vestibulares e do equilíbrio.
Além disso, também deve-se evitar a leitura, pois pode piorar os sintomas da labirintite. Saiba identificar todos os sintomas de labirintite.
Desta forma, deve-se dar preferência para a ingestão de alimentos secos e de fácil digestão, como bolacha de água e sal, salada refogada, carnes brancas, frutas frescas ou pão integral, por exemplo.
Além disso, deve-se evitar comer doces, alimentos muito açucarados, frituras, alimentos engordurados, comidas apimentadas ou muito condimentadas, pois podem piorar os sintomas de tontura, náuseas e vômitos.
De preferência, deve-se deitar de lado, pois a labirintite, síndrome de Ménière ou vertigem paroxística benigna, podem causar vômitos, que se aspirado, pode resultar em pneumonia por aspiração.
No caso de labirintite, pode ser indicado o uso de flunarizina, cinarizina ou meclizina, por exemplo. Confira todos os remédios para labirintite.
O médico explica que o Sistema Vestibular é formado pelos labirintos, que enviam informações, através de um nervo, a uma área do cérebro, responsável pelo controle do equilíbrio e da postura da pessoa.
Para aliviar a tontura e a labirintite, também deve-se evitar luzes muito fortes, luz de TV, celular, computador ou tablet, pois podem piorar a tontura ou vertigem.
Para aliviar mais rapidamente a tontura, é importante não ingerir alimentos ou bebidas com cafeína, como café, chá preto, chá verde, coca-cola, guaraná ou chocolate, por exemplo.
Assim, é recomendado que ao se levantar da posição deitada, a pessoa primeiro sente-se na cama lentamente, e permaneça alguns minutos sentado para não piorar a tontura, e depois ficar de pé, apoiando-se em algum objeto ou bengala.
O ideal é que esse tratamento seja feito pelo médico ou fisioterapeuta, que são profissionais habilitados para realizar esse tipo de procedimento. Veja quando a manobra de Epley é indicada e como é feita.
Essas medidas ajudam a aliviar a tontura ou prevenir crises de vertigem causadas por labirintite, síndrome de Ménière ou vertigem paroxística benigna, por exemplo, podendo acelerar a recuperação e complementar o tratamento médico.
Durante a crise de labirintite ou de vertigem por doença de Ménière, deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas, pois podem piorar os sintomas de tontura, náuseas ou vômitos.
Caso a pessoa tenha dificuldade de interromper o uso de cigarros, deve-se consultar o clínico geral que pode indicar medidas para parar de fumar ou remédios, como bupropiona ou vareniclina. Veja os principais remédios para parar de fumar.
Evitar consumir sal em excesso pode ajudar a aliviar a tontura mais rapidamente, porque o sal pode aumentar a pressão dos vasos sanguíneos, e afetar o labirinto, piorando a labirintite, doença de Ménière ou vertigem.
Algumas formas de aliviar a tontura ou vertigem em casa são deitar em uma posição confortável, evitar movimentos bruscos com a cabeça e luzes fortes, além de não ingerir cafeína e fazer uma alimentação leve.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Essa manobra não deve ser realizada em caso de hérnia de disco cervical, por exemplo. E não é recomendado fazer esses movimentos sozinho, porque a movimentação da cabeça deve ser realizada de forma passiva, ou seja, por outra pessoa.
Ótimos exemplos de exercícios que podem ser realizados em casa, todos os dias, para prevenir o aparecimento de crises de tonturas e vertigens são os de perseguição ocular, como por exemplo:
“Imagine uma pessoa que está caminhando normalmente e, de repente, se sente insegura, instável, como se fosse cair se continuasse a fazer o movimento”, explica o Dr. Tontura.
A “Vertigem Fóbica” costuma acontecer em ambientes com muita informação e conflito visual, como supermercados (com luz clara, prateleiras coloridas, grande movimento de pessoas e carrinhos), shoppings, feiras, etc.