Nesses dias de incertezas que estamos vivendo, é normal que muitas pessoas se sintam mais ansiosas, e uma das consequências dessa ansiedade é o apertamento dos dentes, essa desordem funcional é conhecida também como ‘bruxismo’.
Já nos dias em que há mais tranquilidade, é comum que os sintomas sejam amenizados. Nesse sentido, o bruxismo noturno pode ser considerado uma válvula de escape para resolver situações de raiva e frustração.
Prestando atenção aos sintomas e procurando tratamento com um profissional qualificado, você consegue evitar a manifestação dos dentes desgastados, antes que eles gerem complicações, como, por exemplo, a perda dentária.
Esses devem receber orientação do profissional, que indicará quais são os exercícios que ajudam a relaxar os músculos que se envolvem no bruxismo noturno. Assim é possível reduzir bastante as dores que esse distúrbio causa.
Os sintomas do bruxismo noturno são muitos, por exemplo, a sensação de que a mandíbula está sendo tensionada e o aparecimento de dores faciais depois de acordar. Isso acontece porque o bruxismo promove movimentações que causam cansaço muscular na face, dentre outras circunstâncias.
Quem sofre de gastrite e/ou refluxo deve procurar um gastroenterologista que vai indicar mudanças na alimentação e medicamentos para aliviar os desconfortos estomacais. É valido destacar que, quando o problema é decorrente de distúrbios alimentares, o paciente também deve consultar-se com psicólogos e psiquiatras para tratar o problema.
O tratamento pode variar e ser multidisciplinar. Por exemplo, é possível realizar movimentos de relaxamento facial e o uso de aparelhos ou placas específicas. Conheça a seguir alguns dos tratamentos que podem amenizar o quadro do bruxismo. Confira!
A falta de alinhamento dos dentes pode provocar o bruxismo noturno. Isso acontece porque os dentes superiores e inferiores quando estão desalinhados atrapalham o fechamento correto da boca. Além disso, há o comprometimento do encaixe dos dentes, o que favorece ainda mais o atrito entre eles.
Outro tipo de desgaste, a abfração é causada pelo estresse oclusal acima do normal, ou seja, problemas de oclusão do dente. Essa pressão errada rompe os cristais do esmalte, facilitando o surgimento de erosão na área. O problema ocorre, normalmente, em somente um dente, e pode causar retração gengival, expondo a raiz e gerando hipersensibilidade.
O tratamento do bruxismo deve ser multidisciplinar envolvendo, muitas vezes, outros profissionais como psicólogos, otorrinolaringologistas, e pediatras no caso de bruxismo em crianças.
O esmalte dentário é o tecido mais forte do corpo humano, contudo, ele pode se desgastar com o tempo. Quando esse desgaste ocorre, os dentes se tornam vulneráveis, podendo sofrer diversos problemas que afetam, inclusive, as gengivas.
O aparelho de bruxismo é indicado de acordo com as características do paciente. Sendo assim, ele é fabricado em diferentes materiais de acordo com o tipo e intensidade do movimento provocado pelo distúrbio. Alguns dos tipos de aparelhos de bruxismo podem ser:
Esse tipo de aparelho ajuda a dificultar a movimentação excessiva e facilita o encaixe correto dos dentes. Com o uso prolongado do aparelho para o bruxismo, é possível que o paciente reduza a insistência de ranger os dentes.
O bruxismo é o nome que se dá para o ato de apertar os dentes, morder com força, de forma inconsciente ou dormindo. É mais comum durante o sono. Essa pressão sob os dentes é ruim porque além de causar dores na face e pescoço, pode prejudicar os dentes e causar problemas nos ossos e articulações, como ATM.
O bruxismo noturno pode ter relação com problemas emocionais. Nessas situações, os sintomas aparecem quando o paciente enfrenta momentos de muita ansiedade ou pressão psicológica.
Consiste em se manter a boca aberta, usando os músculos da mandíbula, e forçar a mão para tentar fechá-la, pressionando seu queixo para cima. O paciente deve então ceder lentamente até fechar a boca. Não se deve prender a respiração durante o exercício, que deve continuar calma e constante.
Esse é um problema complexo e seus danos são irreversíveis, ou seja, não é possível recuperar a camada desgastada. O processo é lento e constante, por isso, aos primeiros sinais, é importante procurar um dentista para realizar uma investigação minuciosa.
Sendo assim, é fundamental realizar consultas regulares ao dentista, pois é esse profissional que terá condições de realizar o exame clínico e será possível detectar a causa dos desconfortos.