8). A necessidade de o campo elétrico ser perpendicular à superfície do condutor decorre do fato de o condutor estar em equilíbrio eletrostático. Se o campo elétrico fosse inclinado em relação à superfície, como ilustra a Fig. 9, haveria uma componente tangencial que provocaria o movimento das cargas elétricas.
em que ν(x) designa a normal (unitária) a M no ponto x ∈ M, chamamos fluxo do campo vectorial F através de M segundo a normal ν. B × A = −A × B • A × B é ortogonal a A e a B.
A densidade de carga linear, superficial ou volumétrica é uma quantidade de carga elétrica em uma linha, superfície ou volume respectivamente. Ela é medida em coulombs por metro (C/m), metro quadrado (C/m²), ou metro cúbico (C/m³), respectivamente.
Condutor esférico: a carga elétrica e uma esfera condutora, em equilíbrio eletrostático e isolada de outras cargas, distribui-se uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica. Seja R o raio da esfera e d a distância do centro da esfera até o ponto onde se querem o campo elétrico E e o potencial V.
Potencial dentro da casca.
Esfera maciça e esfera oca são utilizadas nas válvulas para controlar (permitindo ou obstruindo) a passagem ou fluxo de fluidos variados. ... Já a esfera maciça tem a parte interna preenchida para que se forme um cilindro perfeito no interior.
O potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada pode ser calculado considerando que toda sua carga esteja concentrada em seu centro. ... Nessa situação, o campo elétrico e a força elétrica dentro dessa esfera são nulos. O campo elétrico (E) no interior da esfera eletrizada é nulo. Não pare agora...
Verificado por especialistas. A carga eletrica deve ser de -8,0 μC. O potencial elétrico na superfície de uma esfera pode ser calculado utilizando a mesma equação acima e substituindo d pelo raio da esfera.
As linhas de campo descrevem a direção dos campos, de cargas positivas para cargas negativas, mas não dizem nada sobre a intensidade do campo. (errada) PERGUNTA 3 Qual das afirmações a seguir é CORRETA, válida no interior de um condutor elétrico? ... Não há um campo elétrico e o potencial é constante.
Aplicação: Observe que um condutor, neutro ou eletrizado, atinge o equilíbrio eletrostático quando as partículas carregadas de cargas não se movem "uniformemente" no interior nem na superfície do condutor.
Quando um corpo é eletrizado, suas cargas tendem a se espalhar pela superfície deste corpo por causa das forças de repulsão entre elas, o que faz com que fiquem o mais longe possível umas das outras. Este efeito causa uma um campo elétrico nulo no meio do corpo.
Resposta. Os elétrons ( de carga negativa).