A distribuição de renda é desigual por conta da falta de igualdade social. As vezes depende de empresa para empresa como está o nível do lucro. Até mesmo pela falta de oportunidade de emprego, e funções diferentes terem seus devidos salários diferentes, menor ou maior que o outro.
Distribuição de Renda: É quando um país, de alguma forma, adota meios de transferir riqueza para o povo. ... Desigualdade Social: Quando um país concentra a renda através de mecanismos que favorecem uma classe social. Isso cria um lacuna entre pobres e ricos.
A distribuição de renda está diretamente ligada a desigualdade social. Vejamos, se a distribuição de renda é mal feita, alguns terão muito e outros, pouco, causando assim a desigualdade social. Porém se for bem feita, diminuirá a porcentagem de desigualdade no país.
Essa relação entre desigualdade e pobreza em nosso pais se dá, basicamente, porque a renda das pessoas resulta da capacidade de mobilização dos ativos que elas possuem, mas a propriedade desses ativos é bastante concentrada .
A desigualdade social é a diferença existente entre as diferentes classes sociais, levando-se em conta fatores econômicos, educacionais e culturais. Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento.
De acordo com o professor de Ciência Política do Ibmec-MG e PhD em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Genova, Adriano Gianturco, “a pobreza é um conceito absoluto no que se refere aos indivíduos, e a desigualdade se compara aos outros”. ... Então, é a riqueza que gera a desigualdade.
O que é desigualdade social? A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países do mundo. Faz parte das relações sociais, pois determina um lugar aos desiguais, seja por questões econômicas, de gênero, de cor, de crença, de círculo ou grupo social.
5 Principais causas da desigualdade social
Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. ... Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.
Resposta. As principais causas da desigualdade no Brasil, são: falta de acesso à educação. ... as consequências para esta desigualdade, podemos notar, ao nosso redor que são: Favelas, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização e violência.
Uma sociedade com altos índices de desigualdade pode ter brigas, pois sempre vai existir um que não aceita o outro por achar que é diferente financeiramente, pela cor da pele, entre outras coisas, isso faz existir um conflito, o racismo, o bullying.
Consequências da desigualdade social aumento da pobreza absoluta, miséria e má qualidade na alimentação; ... marginalização social, violência e falta de segurança pública; falta de oportunidades de emprego; má qualidade nos serviços públicos oferecidos.
Desta forma, observa-se que a desigualdade social atinge a todos em todos os campos, como exemplificados nos adolescentes, de forma que uns apresentam mais oportunidades de condições de trabalho e qualidade de vida, enquanto outros permanecem sem possíveis perspectivas de ascensão social.
Inicialmente, grande parte do impacto das desigualdades, afeta diretamente a formação dos indivíduos, promovendo um estudo de péssima qualidade, elementos como a pré disponibilidade e fácil acesso ao serviço ilegal, como o crime por exemplo, principalmente jovens que crescem próximos a realidade de favelas e morros, ...
Nesse contexto,a desigualdade social se traduz em desigualdade escolar. ... A condição de pobre faz com que essas crianças e jovens não frequentem adequadamente a escola, tenham necessidade de trabalhar e abandonem seus sonhos de um futuro melhor e mais humano.