Pode dar xarope de gente para cachorro? No geral, não. Assim como as pessoas não devem fazer uso de medicamentos veterinários, o contrário também é verdadeiro. Dar xarope de humanos para os cachorros pode causar muitas complicações ao pet.
A maneira mais fácil é usar uma seringa e inseri-la o máximo possível pela lateral da boca do cachorro, entre os dentes e a gengiva. Preste atenção para não machucar nem fazer o cachorro engasgar, além de não deixar que cuspa o remédio.
O Anti-Inflamatório MSD Meticorten Vet - 10 Comprimidos é um potente anti inflamatório corticoide, por isso tem ação em varias doenças. Não sabemos a doença base que causa tosse seca em seu cachorro, por isso não poderíamos recomendar o uso desse produto, assim pela internet.
Qual o melhor colírio para conjuntivite canina?
2) Limpe a região delicadamente com soro fisiológico ou água filtrada. Remova com cuidado alguma remela que possa existir e nunca passe qualquer medicamento sem avaliação de um veterinário. Lembre-se, a região dos olhos é muuito sensível, e é preciso cuidado caso vá realizar algum procedimento no olho do cachorro!
O mais indicado é lavar o rosto inteiro do cão com água e xampu para bebê, que não arde nos olhos, dando atenção especial às dobras. Faça essa limpeza usando as mãos, gaze ou algodão. É importante que você retire toda a sujeira, mas cuidado para não esfregar muito e com força – o que pode deixar a pele irritada.
Evite molhar o rosto do cachorro Caso não recebam a higiene adequada, podem causar mau cheiro ou até infecções na pele.
Ao dar banho, utilize um algodão para proteger as orelhas do animal. Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos e faça leve pressão para não entrar água. Cuidado para não aprofundar muito o algodão. Sempre confira os ouvidos após dar banho ou secar seu bichinho.
Se o seu pet costuma ficar agitado com a hora do banho, procure colocá-lo em um local fechado, onde seja mais difícil escapar e evite espaços abertos quando as temperaturas estiverem baixas ou estiver ventando. Como você pode ver, dar banho em cachorro não é uma tarefa assim tão complicada.
Saiba como dar banho num cão que tem medo de água
“Quanto aos banhos, pode-se aumentar a frequência, para aliviar o calor dos cães, porém não pode ser feito com água gelada, e sim morna, para que não haja hipotermia ou alterações de temperatura nos animais”, diz a médica veterinária da Cobasi Carla Storino Bernardes.
A água não pode ser nem muito quente nem muito fria. “A fria não consegue remover a gordura da pele. Já a muito quente pode retirar a proteção natural, sensibilizando a pele do pet. A temperatura deve variar entre 35°C e, no máximo, 37°C, controlada com termostato”, diz Galharde.
Especialistas recomendam que cachorros tomem banho apenas depois dos 2 ou 3 meses de vida, uma vez que, antes disso, os filhotes ainda são muito sensíveis em relação a possíveis choques térmicos com a temperatura da água, a umidade entre os pelos e, até mesmo, o estresse causado por essa experiência nova na vida deles.
O que usar para dar banho no cachorro? Use apenas produtos da linha pet. Você precisará de shampoo, condicionador, colônia para cachorro, uma rasqueadeira, toalhas, secador de cabelos, algodão e produtos para limpeza dos olhos, orelhas e dentes.
Horário: O melhor horário para o banho é entre as 11h e as 15h, onde a temperatura natural está mais agradável para que o cachorro não fique com frio.
Alguns venenos para pulgas são tóxicos e muito agressivos para os cães. O detergente, porém, pode ser usado em cachorros de qualquer idade e, além de matar as pulgas, faz com que os ovos dos insetos caiam do pelo do animal. Para isso, basta dar banho no cão com detergente e esperar alguns minutos antes de enxaguar.