Beijar o animal pode conter riscos A saliva dos cães pode transmitir várias doenças, inclusive a Raiva! Por isso, se for adepto do beijo em cachorros, tenha certeza que o pet está com a carteira de vacinação em dia!
O diagnóstico de certeza da infecção aguda é quando o resultado sorológico é de IgM (+) e IgG (-) com a IgG tornando-se positivo ou reagente , 2 semanas depois. Se o IgG não se tornar reagente após 2 semanas do IgM positivo, trata-se de um falso positivo e não é uma infecção aguda pela Toxoplasmose.
Um cachorro pode se contagiar de toxoplasmose através do contato com uma superfície infetada, através da ingestão das fezes do gato ou pela ingestão de carne crua contaminada com os ovos do parasita. Os cachorros jovens ou imunodeprimidos são um grupo de risco no contágio da toxoplasmose.
A toxoplasmose é uma doença sistêmica causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita coccídio que infecta praticamente todos os animais de sangue quente, incluindo as pessoas. Existe 3 estágios infecciosos da toxoplasmose: Oocistos: são excretados nas fezes.
Doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, parasita intracelular obrigatório, responsável pela cocidiose do felídeos (gatos e felinos silvestres) e muito comum no meio ambiente. É uma antropozoonose cosmopolita que afeta mais de 200 espécies animais entre mamíferos e aves.