A glutationa é uma molécula formada por três aminoácidos: cisteína, glicina e ácido glutâmico. Está presente na maioria das células do organismo, não apenas no meio intracelular como também no meio extracelular, atuando em diversos processos.
A glutationa tem importante função de defesa contra o aumento de radicais livres no organismo, e a enzima glutationa peroxidase, presente em diversos tecidos de origem animal, protege as membranas celulares e intracelulares e seus ácidos graxos polinsaturados, fosfolipídeos, proteínas e ácido desoxirribonuclêico (DNA) ...
L Glutationa reduzida é um tripeptídeo composto por três aminoácidos: glutamato, cisteína e glicina. Glutationa é encontrado em todas as células do corpo. Sua função é a de proteger todos os tipos de células contra os efeitos prejudiciais das toxinas e estresse oxidativo.
30 Janeiro 2019. Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.
Quanto ao tema envelhecimento da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta que os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, o que provoca degradação do colágeno (substância que garante à pele sustentação) e acúmulo de elastina.
O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante. A geração de radicais livres e/ou espécies reativas não radicais é resultante do metabolismo de oxigênio.
Os elétrons livres presentes na molécula de oxigênio dão origem aos chamados radicais livres, estes, quando produzidos em excesso, são prejudiciais ao nosso organismo. O estresse oxidativo causa envelhecimento precoce (em virtude da morte das células), certos tipos de câncer, mal de Parkinson, entre outras doenças.
As enzimas do estresse oxidativo, representadas pela catalase, superóxido dismutase, glutationa redutase e peroxidase, são necessárias para a manutenção da vida por estarem associadas ao processo de detoxificação de compostos formados nos seres vivos, e são consideradas importantes ao permitirem a sobrevivência de ...
Veja a seguir as 7 principais doenças causadas pelo estresse: