Um dos usos mais comuns do gás cloro é na fabricação do PVC (cloreto de polivinina) e também em alguns processos de tratamento de água. O uso do gás cloro como arma química não é recente. Em grande verdade foi utilizado na Primeira Guerra Mundial pelo exército alemão.
Além do cloro, outros gases podem ser encontrados na natureza. Os mais comuns são: amônia, nitrogênio e oxigênio. O cloro foi obtido por meio da oxidação do (HCl) , o ácido clorídrico, e com o MnO2. A partir dessa reação é possível obter o NaClo, conhecido como hipoclorito de sódio.
Como foi dito, o cloro pode assumir a forma pressurizada ou de líquido. À medida que o cloro líquido é liberado no ambiente, ele se transforma em gás e se espalha de uma forma muito rápida. Possui um cheiro bem picante e que causa muito irritação aos seres humanos. Uma forma muito fácil de identificar o cheiro do gás de cloro é lembrar do cheiro da maioria dos alvejantes e produtos de limpeza usados nas casas.
As pessoas se protegiam do uso de gás cloro na Primeira Guerra Mundial com máscaras de gás ou lenços umedecidos com soluções químicas para filtrar o ar. No entanto, essas medidas de proteção eram frequentemente ineficazes, pois as máscaras eram inadequadas ou não estavam disponíveis em quantidade suficiente.
Leia também: Adição de “cloro” na piscina — será mesmo ele o causador daquele cheiro característico?
As cidades que investem no uso de gás de cloro para melhora a água consumida pela população devem observar a qualidade do material indicado pelos fornecedores. O transporte, armazenamento e envasamento devem obedecer à regras rígidas e controladas para garantir a qualidade e segurança de quem consome a água tratada com cloro.
O cloro é produzido por meio da ação do ácido clorídrico reagindo com óxido de manganês, produzindo assim o cloro no formato gasoso e também a água e o cloreto de magnésio. Outros oxidantes podem ser usados, como é o caso do (KMnO4), também conhecido como permanganato de potássio.
O cloro é produzido industrialmente por dois métodos distintos: 1. Pela eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl), no processo de fabricação de NaOH: … O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial.
O cloro (Cl) é um halogênio, pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica e tem número atômico 17.
No caso da concentração, quanto maior for o nível, mais elevada também é a decomposição. Já em relação ao pH, este deve estar entre 9,5 e 10,5 para que o hipoclorito de sódio tenha uma boa estabilidade (porém, estes níveis não são adequados para a água das piscinas).
Em decorrência do uso de gás cloro na Primeira Guerra Mundial, milhares de pessoas foram mortas. Embora não haja um número exato, estima-se que cerca de 90.000 soldados foram mortos pelo gás cloro durante a guerra, e outros 1,3 milhão ficaram feridos. Além disso, o uso do gás cloro e outras armas químicas também causou sérios problemas de saúde a longo prazo para muitos sobreviventes.
O cloro foi obtido pela primeira vez mediante o tratamento de ácido clorídrico (HCl) com dióxido de magnésio, reação efetuada por Carl Wilhelm Scheele, no século XVIII. … Humphry Davy determinou, em 1810, a composição do ácido clorídrico, presente nas secreções estomacais responsáveis pelo processo de digestão.
By visiting our site, you agree to our privacy policy regarding cookies, tracking statistics, etc. Read more
O efeito do uso de gás cloro na Primeira Guerra Mundial nas pessoas era extremamente prejudicial. Quando inalado, o gás cloro causa inflamação e danos nos tecidos respiratórios, o que pode levar à asfixia. Os sintomas incluem tosse, dificuldade para respirar, dor no peito e, em casos graves, paralisia dos músculos respiratórios e morte.
O cloro é um elemento que é utilizado com muita frequência nos produtos usados para a limpeza. O gás de cloro pode se apresentar na forma pressurizada ou aquecida, quando acaba se transformando em forma líquida. É esse formato que permite o seu transporte e armazenamento. Confira nosso artigo e conheça um pouco mais sobre o gás de cloro.
Dentre os vários elementos que podemos encontrar na natureza, alguns são empregados de maneira mais ampla ou variada, como, por exemplo, o oxigênio, nitrogênio, a amônia e, também, o cloro, um gás muito importante.
O cloro, especificamente, deve ser guardado em local arejado e protegido do sol, pois a mistura de produtos químicos envolvendo cloro e condições externas como umidade e temperatura, podem causar explosões.
Um dos usos mais comuns do gás cloro é na fabricação do PVC (cloreto de polivinina) e também em alguns processos de tratamento de água. O uso do gás cloro como arma química não é recente. Em grande verdade foi utilizado na Primeira Guerra Mundial pelo exército alemão.
O cloro é um elemento utilizado na indústria e encontrada em alguns produtos domésticos. ... O gás de cloro parece ser amarelo esverdeado na cor. O cloro em si não é inflamável, mas pode reagir explosivamente ou formar compostos explosivos com outros produtos químicos, tais como terebintina e amoníaco.
Com seu grande poder de oxidação, o cloro pode entrar de forma firme nas células e eliminar diversos microrganismos. Por esse motivo, é comum a utilização do cloro no processo de tratamento da água deixando-a pronta para o consumo dos seres humanos.
Cem anos atrás, o emprego de gases tóxicos já contava como crime de guerra. Ainda assim, numa batalha na Bélgica em abril de 1915, os soldados alemães foram os primeiros a recorrer a essa arma de destruição em massa.
Uma das formas mais comuns de obtenção do gás cloro é por meio da eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ou seja, funde-se o sal de cozinha, e é passada uma corrente elétrica por esse sal no estado líquido, formando-se não só o gás cloro, mas também o sódio metálico.
“Disponibilizamos suco de laranja, que neutraliza a ação do cloro no organismo, para oferecer aos treinados”, completou a técnica em enfermagem.
O cloro foi obtido pela primeira vez mediante o tratamento de ácido clorídrico (HCl) com dióxido de magnésio, reação efetuada por Carl Wilhelm Scheele, no século XVIII. ... Humphry Davy determinou, em 1810, a composição do ácido clorídrico, presente nas secreções estomacais responsáveis pelo processo de digestão.
O cloro é produzido industrialmente por dois métodos distintos: 1. Pela eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl), no processo de fabricação de NaOH: ... O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial.
Massa atômica = 35,5 u; Massa molar = 35,5 g/mol; Número de níveis de energia = 3 (K, L, M);
17
Camada de Valência: 3s2 3p5, o Cl possui 7 elétrons na camada de valência. Camada de Valência: 2s2 2p4, o oxigênio possui 6 elétrons na camada de valência.
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.
O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u.
Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência.
1
O cloro é um elemento químico com símbolo Cl, número atômico 17, massa atômica 35,5. Ele pertence a família dos halogênios, grupo 17 ou 7A e ao terceiro período da tabela periódica. ... Isso porque em condições normais de temperatura e pressão, o cloro caracteriza-se por ser um gás amarelo-esverdeado e com cheiro forte.
[Ne] 3s² 3p⁵
1774
Carl Wilhelm Scheele
1774
Resposta. Resposta: CFCs - destruição da camada de ozônio. Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) - inseticida, causa problemas ambientais e para o ser humando.