Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Tipos de orações subordinadas
Essa técnica é útil para o aprendizado da sintaxe, porque permite visualizar a relação entre os termos da oração e entre as orações numa folha de papel. ... orações subordinadas adjetivas, com suas duas classificações (restritiva e explicativa); orações subordinadas adverbiais.
A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Classificação das orações subordinadas substantivas
Resposta. Explicação: Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de substantivo, então a oração se classifica como oração subordinada substantiva. Se a função sintática que a oração subordinada exerce for própria de adjetivo, então a oração se classifica como oração subordinada adjetiva.
- Assuntos: Orações subordinadas substantivas: Subjetivas, Objetivas diretas, Objetivas indiretas... A oração “que jamais vou ficar velho” se classifica como: a) Subordinada substantiva objetiva indireta.
Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte.
Resposta. Resposta: Essas orações exercem função de aposto da oração principal, ou seja, explicam ou esclarecem um termo anterior. Exemplo: Peço-lhe apenas uma coisa: que não me perturbes.
Orações Coordenadas são aquelas que são independentes uma da outra pois não exercem funções sintáticas entre elas. Orações subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre a oração principal, completando seu sentido e sendo dependentes dela.