Valoriza a hereditariedade, aquilo que é inato ao ser humano. De acordo com esta corrente de pensamento, ao nascer já traríamos na herança genética as qualidades e capacidades básicas do ser humano.
Inatismo é quando o individuo já nasce ,tudo o que somos já carregamos em nossa alma antes de nascer. Empirismo é como se fosse uma folha em branco ,pois tudo oque somos é construído pela experiência como afolha em branco prontas para serem escritas.
Inatismo, o saber congênito Defendendo a tese de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o discípulo de Sócrates (469-399 a.C.) afirmou que conhecer é relembrar, pois a pessoa já domina determinados conceitos desde que nasce.
Enquanto o empirismo declara que aprendemos com as nossas experiências, o construtivismo dá um passo além, ao propor que o conhecimento vem de como processamos essas experiências mentalmente a fim de construir um modelo mental dessas experiências que faça sentido para nós.
LOCKE E O CONHECIMENTO John Locke, em seu Ensaio Acerca do Entendimento, defende a impossibilidade de princípios inatos na mente. Para ele, a teoria do inatismo é insustentável por contradizer a experiência, ou seja, se houvesse ideias inatas todas as pessoas, inclusive as crianças e os idiotas gozariam delas.
"Tábula Rasa" é uma expressão um tanto antiga que significa: pouco preenchido ou quase vazio. Essa expressão, era utilizada para se referir a alguém com pouca experiência, isto é, pouco conhecimento. Não em um sentido de xingamento, mas, sim, em se referir a alguém ignorante.
Segundo ele todo ser humano nasce absolutamente sem nenhum conhecimento ou impressão, tudo é adquirido através da experiência. Esse nada que o ser humano é, ele compara a uma Tábula rasa, (madeira lisa, mesa lisa medieval). ... O conhecimento empirista é aquele que se ganha, se adquire na prática.
Resposta. Resposta: para John Locke ao nascermos nossa mente é como um papel em branco, pois para nós nascemos sem experiência alguma, onde a mesma será obtida ao decorrer da vida de um indivíduo.
O que Locke diz é que somente a experiência nos fornece as ideias que habitam nossos pensamentos. Em outras palavras, que o conhecimento tem um início externo, fora do homem. Ideias, segundo o filósofo inglês, são os objetos do conhecimento, isto é, a matéria da qual o conhecimento é formado.
“Todo conhecimento humano é derivado da experiência humana, não há outra fonte de conhecimento. Todavia, a experiência humana, como vimos, pode ser analisada a partir de pontos de vista distintos.