O nome do rio significa águas vermelhas ou rio vermelho. A palavra é derivada do urucum, uma planta nativa da região que produz uma tinta vermelha que é muito usada pelos índios para pintar o rosto e corpo.
atrações naturais em Arinos
O estado de Minas Gerais foi "palco" de importantes eventos de nossa história e hoje é uma das principais forças econômicas de nosso país, de modo que para todos os brasileiros, independente de terem laços pessoais e de sangue com o estado, Minas Gerais é parte de uma noção expandida de "família".
Além dos setores metalúrgico e siderúrgico, o estado destaca-se na produção automobilística, mecânica, têxtil e alimentícia. Em relação à produção agropecuária, Minas Gerais lidera a produção de café e de leite, além de possuir produção significativa de feijão e milho.
Outros segmentos importantes são o alimentício, têxtil, eletroeletrônico, mecânica, metalúrgico, siderúrgico, construção civil, autopeças e mineradoras – Minas Gerais apresenta grande riqueza mineral, sendo grande produtor de ouro, zinco, bauxita (segundo maior do Brasil) e minério de ferro (maior produtor nacional).
Que tal conhecer as belezas naturais de Minas Gerais?
O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. ... O lento avanço da economia de Minas, como o de toda colônia, foi acelerado com o advento da produção e exportação de café.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são agricultura, pecuária, cerâmica, produtos alimentares, mineração, metalurgia e turismo. Nos anos 2000, a participação regional no PIB de Minas manteve-se relativamente estável.
No campo econômico, Minas Gerais possui vários destaques, como a indústria extrativa mineral, o turismo e o agronegócio, sendo a primeira a mais importante do estado.
O estado de Minas Gerais começou a ser explorado pela primeira vez no século XVI, quando os bandeirantes entraram na região à procura de ouro e pedras preciosas. Quando soube que a região era rica em minérios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana.
Minas Gerais foi ocupada por exploradores bandeirantes paulistas que se dirigiram ao interior do Brasil. As expedições ocorreram no século XVI, quando os grupos estavam em busca de metais e pedras preciosas. Como resultado das expedições, começaram a aparecer os primeiros povoados ente os séculos XVII e XVIII.
O DNA extraído de seus ossos está relacionado ao DNA dos esqueletos do povo de Lagoa Santa, um grupo de humanos antigos que habitou o Brasil central – mais especificamente as grutas no entorno de Lagoa Santa (MG) – entre 10 mil e 9 mil anos atrás.
Estudos de datação apontaram que o fóssil abrigado no Museu Nacional era uma mulher que estava na faixa dos 20 anos quando morreu, tinha 1,5m de altura e possuía traços negroides, com nariz largo e olhos arredondados.
O esqueleto foi descoberto nos anos 1970 em escavações na Lapa Vermelha, uma gruta no município de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte....