Folha persistente, folha perene ou perenifólia, em botânica, é um atributo da folhagem das plantas que mantêm as suas folhas durante todo o ano.
Significado de tropófilo [Botânica] Diz-se da planta que se desenvolve em um ambiente sujeito a acentuadas mudanças periódicas de temperatura, umidade do solo, exposição ao sol etc.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea. Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas.
Tipos de florestas e formações vegetais existentes no mundo
Os tipos de floresta variam de acordo com as condições de umidade e temperatura de cada região do planeta. São divididas em: Florestas Tropicais, Equatoriais, Boreais, Temperadas e Savanas.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Floresta Pluvial Tropical: São encontradas em lugares de clima quente e úmido. Floresta Temperada: São encontradas em regiões frias, e as vegetações sofrem influência do clima. Savanas: Possuem clima seco, e com presença de queimadas. Suas principais vegetações são herbáceas e arbustos.
Os principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e ...
Resposta. Resposta: Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Mata das Araucárias.
No Brasil, existem duas regiões reconhecidas como hotspots: o Cerrado e a Mata Atlântica. No Cerrado, existem mais de onze mil espécies de plantas, sendo mais de 4000 endêmicas. A fauna também é rica, com cerca de 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 120 espécies de répteis e 150 espécies de anfíbios.
Elas variam em área de forma extrema: a menor floresta nacional brasileira, é a de Ritápolis, com pouco menos de 1 km², enquanto que a maior é a Floresta Nacional de Roraima, com mais de 26 mil km².
Floresta Amazônica
Entre elas, a maior já criada no país, a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, e a terceira maior, a Floresta Estadual do Paru, com 3,6 milhões de hectares. Três dessas unidades são Florestas Estaduais (Flotas) que admitem usos econômicos como a exploração sustentável de madeira.
As florestas brasileiras naturais são distribuídas em 6 biomas:
Ver também
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, ocupa cerca 24% do território nacional. O Cerrado brasileiro é a savana mais rica do planeta, abrigando 11.
Com grande extensão territorial e variação climática, o Brasil abriga vários tipos de vegetação, com destaque para a Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mangues, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais e Pantanal.
Climas
Depois da floresta amazônica, é a formação vegetal brasileira que mais se espalhou, predominando no planalto Central, mas aparecendo também como manchas esparsas em outros pontos do país (Amazônia, região da caatinga do Nordeste, São Paulo e Paraná), recobrindo mais de 20% do território nacional.
A formação vegetal encontrada nas porções da América Latina que abrigam o clima equatorial trata-se da Floresta Amazônica ou Floresta Equatorial. ... Vivem da caça, coleta e pesca, e do cultivo de plantas que são utilizadas tanto para a alimentação quanto para medicamentos.
A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. Inclui árvores tortuosas (troncos e galhos retorcidos) e presença de gramíneas. No norte do Mato Grosso, encontramos parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo.
A Região Centro-Oeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo IBGE em 1969. É formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país e a cidade mais populosa da região....Etnias.
Geografia do Brasil Essa parte do país ainda possui grandes áreas de florestas preservadas, onde podemos encontrar coberturas vegetais bastante heterogêneas, como áreas de Cerrado, Campos e vegetação Litorânea, mas a principal é a floresta Amazônica, que abrange aproximadamente 80% da região Norte.
A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo.
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos.
Resposta. Resposta: A Região Central do Brasil é (ou era) majoritariamente coberta pela vegetação do Cerrado, uma vegetação rasteira e rica em animais e plantas endêmicas, que só existem na região, e que foi paulatinamente destruída para abrir espaço para a agropecuária (coisa que continua a ocorrer nos dias atuais).