A internet é uma rede mundial que tem como objetivo interligar computadores para fornecer ao usuário o acesso a diversas informações. Por isso é chamada de rede mundial de computadores.
LAN, WLAN, MAN, WAN, PAN: conheça os principais tipos de redes
O conceito de redes estruturadas é designado a redes de cabeamentos que suportam sistemas capazes de conduzir informações dentro de um edifício, assim como dados, voz, imagem e segurança. ... Numa rede corretamente projetada, as necessidades de todos os usuários podem ser atendidas com facilidade e flexibilidade.
Além de reencontrar amigos distantes, ter facilidade de acesso à informação e também realizar compras, a Internet traz ainda um outro grande benefício: encontrar entretenimento online e de fácil acesso! ... Você pode acessá-lo tanto pelo computador como pelo celular e terá diversão garantida sem sair de casa.
Os serviços mais populares da Internet são o e-mail (correio eletrônico) e a World Wide Web (WWW). Pelo e-mail é possível trocar mensagens com pessoas ou empresas do mundo inteiro.
Promover transformações sociais por meio da Internet. Desde pequenos gestos, como monitorar a qualidade dos serviços públicos no bairro ou o ensino na escola, até grandes conquistas, como aprovar a Lei da Ficha Limpa, tudo pode ganhar força com o apoio da internet. ...
Tudo isso e muito mais aproximou as pessoas e é um dos benefícios e facilidades da internet em nossas vidas. Além disso, é possível manter contato com quem mora longe, conhecer novas pessoas, iniciar um novo relacionamento e ficar por dentro daquilo que as pessoas que gostamos estão fazendo.
A internet revolucionou nossa forma de comunicação e relacionamento social. ... A internet trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores.
Os malefícios da internet estão em muitas pessoas se isolarem de suas vidas sociais, trocando o convívio ao lado da família e amigos por amigos virtuais que nem conhecem, troca o divertimento, laser [lazer] social por jogos online.
A internet modernizou as formas de ensino, aproximou as pessoas e as regiões, mas também abriu as portas para os criminosos praticarem crimes virtuais; além de aliciarem jovens para ceitas criminosas, que espalham a violência e a morte pelo planeta, em nome de uma religião.
Os principais riscos relacionados ao uso da Internet são detalhados nos Capítulos: Golpes na Internet, Ataques na Internet, Códigos Maliciosos (Malware), Spam e Outros riscos. O primeiro passo para se prevenir dos riscos relacionados ao uso da Internet é estar ciente de que ela não tem nada de "virtual".
Essa é uma exposição que pode se tornar perigosa, sobretudo, por causa dos hackers - gente que invade os computadores alheios. A polícia tem registrado cada vez mais casos de vítimas desse mundo virtual. Em sites de relacionamento e salas de bate-papo, passam horas trocando informações, fotos, mensagens.
Há notícias falsas, mentiras políticas, campanhas de ódio, constrangimentos públicos, agressões verbais, preconceitos, assédios, exposições de intimidade e até tentativa de homicídio usando os canais para aproximação com a vítima.
Os riscos de alta exposição na internet são imensos, esses criminosos se aproveitam das informações ali postadas para: possíveis sequestros, clonagem de cartões, assédios morais, furtos, pedofilia e muitos mais.
Agora, então, vamos listar os principais perigos das redes sociais.
A superexposição nas redes sociais pode ser um hábito perigoso, de acordo com especialistas em segurança da informação. As redes sociais ocupam cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, mas é necessário usar com cautela essas ferramentas por questões de segurança e privacidade.
Superexposição nas redes sociais é vista como algo inocente Da hora que acordam até a hora que vão dormir, elas postam os lugares que frequentam, os horários, entre muitas outras informações pessoais. Porém, se esquecem que pessoas de má índole estão vigiando e com isso, se tornam potencial vítimas de criminosos.
Superexposição se caracteriza justamente pelo "super", isto é, o exagero e o volume de detalhes que as pessoas publicam em contextos que nem sempre são apropriados. Assim como fora da rede, precisamos avaliar o que merece ser compartilhado dependendo do contexto, das pessoas que terão acesso e do tema da conversa.
Dicas sobre superexposição em redes sociais:
Pensamentos são expressos em “textões” pessoais, fundindo o espaço público e o privado; uma viagem é expressada através de fotos e vídeos que podem desaparecer depois de 24 horas ou ficar exposto enquanto durar o perfil na rede social. ...
O risco da auto exposição é muito grande, pois as pessoas não sabem utilizar tais ferramentas postando banalidades e outras informações pessoais. Isso dá subsídio aos hackers – pessoas com perfil falso esperando por informações de grande valia com o objetivo de usá-las para fins ilícitos.
Além disso, há cuidados simples que podem ajudar o usuário a manter um razoável nível de privacidade nas redes sociais: restringir informações sobre os locais que frequenta, não falar sobre a vida financeira, ter critério na publicação de fotos e vídeos, evitar responder a provocações e ameaças, mudar as senhas ...
Resposta. O principal dispositivo sobre a proteção à privacidade da CF é o seu art. 5º, X, que dispõe o seguinte: ... Assim, a proteção do direito à intimidade ou privacidade na CF divide-se em três grupos: 1) geral (imagem, dados, informações, etc.); 2) domicílio; e 3) comunicações.
Acresce o Artigo 146-A ao Decreto-Lei nº 2848, de (Código Penal Brasileiro), definindo como crime a invasão da esfera de privacidade ou a perturbação da tranqüilidade da pessoa, e revoga o Artigo 65 do Decreto-Lei nº 3688, de (Lei das Contravenções Penais).