Significado de Fona Pessoa avarenta; sovina. Indivíduo fraco, efeminado. [Brasil] Peça de madeira com várias faces, que se lança ao ar, indicando, após a queda, a vitória do jogador que escolheu a face que fica voltada para cima.
(en. qui. zi. lar) Causar incômodo; importunar, aborrecer; quizilar.
Repleto de sensualidade e muito humor, o Lundu é uma canção/dança trazida pelos africanos escravizados vindos de Angola e do Congo no final do século XVII, resultado de uma mistura entre ritmos africanos com algumas características europeias, como o estalar dos dedos, a postura corpórea e o acompanhamento do bandolim.
Apresenta rebolados e “quebras” de quadris, característicos dos movimentos africanos e herdou da cultura européia, a melodia e harmonia para a composição musical. Durante o século XIX, o Lundu foi considerado um ritmo dominante e aceito pelos brancos.
Lundu da Ilha de Marajó Nela, homens e mulheres, em movimentos frenéticos de quadris, sob o som de batuques, simulam um ritual de amor. A dança é a representação desse ato carnal, em que a dançarina envolve o seu companheiro com movimentos voluptuosos, requebrando as cadeiras.
Mas o fato é que também o lundu, tal como a modinha, foi eruditizado em Portugal, tonando-se uma dança de salão, já bem diferente daquela praticada pelos negros nos terreiros e com a umbigada devidamente disfarçada em mesura, como ressalta Mozart de Araújo (1964).
Resposta. É a que se consolida na passagem do século XIX para o século XX principalmente através da difusão do lundu, do frevo, do choro e do samba.
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Pisadinha
Confira nossa lista:
A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música. Entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical.
Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns....20 Estilos de Dança Mais Praticados no Mundo
A dança contemporânea se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. ... A dança se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop.
A dança contemporânea não é uma escola ou uma técnica específica, e sim um modo de pensar a dança que passou a ser desenvolvido em todo o mundo a partir da década de 70, depois de a dança moderna dar o pontapé inicial na quebra da hegemonia do balé clássico.
Dança contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.
Características da dança contemporânea: não há obrigatoriedade da narrativa na coreografia; a coreografia é construída independentemente da música; não impõe movimentos rígidos; objetos fazem perte da coreografia; são utilizados espaços inusitados para as apresentações.
Resposta. O passinho é caracterizado por sequências de rápidos movimentos com os pés, que são facilitados por rápidos movimentos com a cintura. O passinho mistura elementos de break e funk com ritmos tradicionais do Brasil, como o samba, frevo e capoeira.
1 – A dança contemporânea surgiu como uma forma de protesto: A) ( ) Com o apoio da dança Clássica. B) ... 3 – O que a Dança Contemporânea não delimita os utensílios usados como o palco como local de referência, sua técnica entre quais outros: A) ( ) A música e o dançarino no palco. B)
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
A dança contemporânea surgiu na década de 1960 nos EUA, como forma de romper com os padrões clássicos e técnicos do ballet. ... Ao contrário do ballet clássico, a dança contemporânea utiliza a improvisação como um dos métodos de composição coreográfica.
Resposta. Explicação: Após a Segunda Guerra mundial, os alemães faziam orgias ao ritmo de dança contemporânea. A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Tanto a dança contemporânea quanto a capoeira permitem o impulso e a espontaneidade do movimento que são próprias do individuo. Dessa forma, a criança adquire consciência corporal e passa a dominar e aperfeiçoar seu movimento e perceber o seu corpo e o do outro, bem como, o espaço em que ele se move.
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. ... Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos.