As estruturas de mercados dependem fundamentalmente de três características, tais quais: número de empresas que compõem o mercado; tipo de produto (se as empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados) Existência ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Como sabemos, a dinâmica de mercado é dada pela oferta e pela demanda de produtos/serviços. ... Tendo isso em mente, podemos verificar que, no Brasil, o mercado é estruturado com base na Concorrência Perfeita, em que há muitos compradores (consumidores) e muitos comerciantes (vendedores).
Concorrência Monopolística (ou imperfeita): inúmeras empresas, produto diferenciado, livre acesso de empresas ao mercado; Oligopólio: pequeno número de empresas que dominam o mercado, os produtos podem ser homogêneos ou diferenciados, com barreiras à entrada de novas empresas.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características: 1) Grande número de produtores e demandantes do produto 2) Produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes. ... 4) Transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc.
Numa concorrência perfeita ou economia perfeita não se admite uma empresa que produza o produto ou serviço de forma única sendo assim as características de uma concorrência perfeita seria várias empresas que disponibilizam do mesmo produto/serviço com preços semelhantes, onde o lucro da empresa somente paga as contas ...
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
Pergunta 7 1 em 1 pontos Não é característica da concorrência pura: Resposta Selecionada: d. ... Os produtos de diferentes vendedores são diferenciados; Comentários: Uma das premissas da concorrência perfeita é a homogeneidade dos produtos, logo todos os produtos serão semelhantes.
Concorrência perfeita ocorre quando existem muitos vendedores; existe uma entrada e saída fácil de empresas; os produtos são idênticos independentemente do vendedor e os vendedores são tomadores de preços.
Não é característica da “concorrência pura”:a)Os preços podem subir ou baixar, sem qualquer restrição. b)O produto de cada vendedor é idêntico ao dos demais. ... Solução:Uma das hipóteses básicas do modelo de concorrência perfeitaé a da homogeneidade, segundo a qual todas as empresas produzembens idênticos.
Os fatores mais importantes que afetam as quantidades procuradas são o preço do bem, os preços dos bens substitutos e complementares, a renda e as preferências dos consumidores.
-preço dos fatores e insumos de produção; -preços de outros bens semelhantes; -objetivos e metas do empresário; -impostos, incentivos fiscais e demais interferências do governo.
PERGUNTA 1 Assinale os fatores mais importantes, que afetam as quantidades procuradas: Preço e durabilidade do bem. ... Preço do bem, preços dos bens substitutos e complementares, renda e preferência do consumidor. Renda do consumidor, custos de produção.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Fatores que influenciam a demanda:
Determinantes da Oferta são determinantes da procura os seguintes fatores:Editar
Que fatores determinam quanto sorvete você irá comprar? Preço do mercado • Renda do consumidor • Preços de bens relacionados • Gostos • Expectativas • Número de consumidores Page 21 Introdução INTRODUÇÃO À ECONOMIA Alexandre C. Nicolella Renda • Na medida em que a renda aumenta, a demanda por um bem normal aumenta.
O termo oferta se refere à quantidade disponível de um produto, ou seja, aquela que as empresas querem ou podem vender. ... A quantidade de produtos oferecidos – sua oferta – é determinada pelos vendedores. Ela é influenciada pelo preço desse produto no mercado, o custo dos insumos e a tecnologia, por exemplo.
Quantidade ofertada é o montante de um produto que os vendedores estão dispostos e são capazes de vender. Preço é um determinante importante da quantidade ofertada.
Deslocamento da curva da oferta: -Um aumento do preço dos insumos torna mais elevado o custo de produção e, consequentemente, a oferta diminui. -Uma redução do preço dos insumos tem o efeito inverso. -O desenvolvimento de uma nova tecnologia que reduza os custos, desloca a curva de oferta para a direita.
Principais pontos. Deslocamento da curva de oferta: mudanças nos custos e outros fatores relacionados à produção podem fazer uma curva de oferta inteira se deslocar para a direita ou para a esquerda. Isto gera uma maior ou menor quantidade ofertada a um determinado preço.
Curvas de demanda podem se deslocar. Mudanças em fatores como renda média e preferências podem fazer com que uma curva de demanda inteira se desloque para a direita ou esquerda. Isso faz com que uma quantidade maior ou menor seja demandada, dado um determinado preço.
Progresso tecnológico e mudança nos preços dos insumos usados na produção são os fatores que deslocam a curva de oferta. Apresenta a influência na mudança desses fatores na curva de oferta e no ponto de equilíbrio.
A curva de demanda indica, para diferentes preços, quanto de um bem os consumidores estão dispostos a comprar. A curva de demanda é negativamente inclinada (descendente, da esquerda para a direita). Significa que quanto menor o preço do bem, maior a quantidade desejada pelos consumidores.
desloca a curva de demanda para a direita. 4. Qual das alterações abaixo NÃO poderia causar um deslocamento da curva de demanda de um bem ou serviço? ... uma alteração nas expectativas sobre o preço futuro dos bens e serviços.
A CPP pode se deslocar tanto pra direita quanto para a esquerda. O deslocamentos na CPP para a direita é decorrência do aumento da produção do país.
A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) é uma ferramenta que demonstra, em formato gráfico, a capacidade de produção de um determinado produto. Este recurso pode ser utilizado, inclusive, para comparar o desempenho de dois produtos diferentes.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
Quase todas as curvas de demanda compartilham a semelhança fundamental de suas inclinações serem decrescentes da esquerda para a direita, incorporando a lei da demanda: à medida que o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, e de forma inversa, à medida que o preço diminui, a quantidade demandada aumenta.