Enfim, a análise SWOT pessoal é basicamente a aplicação de uma ferramenta de análise empresarial às pessoas de uma organização. Seu principal objetivo é descobrir, nos indivíduos, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Assim, você pode trabalhar cada um desses aspectos para melhorar o seu desempenho.
Como fazer a matriz SWOT?
Como funciona e para que serve a Análise SWOT? Com o objetivo de avaliar e compreender a atual situação da empresa para elaborar um planejamento estratégico mais adequado aos objetivos da organização, a Análise SWOT consiste no preenchimento de uma tabela que contempla tanto o cenário interno quanto externo da empresa.
Entre as principais vantagens da análise SWOT estão:
A análise SWOT pode te ajudar a detectar esses riscos e ameaças, fazendo-o refletir sobre o contexto e impactos. A partir isso, será mais fácil inserir ações necessárias no planejamento estratégico e montar uma força-tarefa para contornar ou resolver os problemas e seguir avançando.
Diversos indicadores podem ser mapeados como forças ou fraquezas, desde competências de Marketing como reputação da empresa, satisfação do cliente, retenção do cliente, eficiência das campanhas, dentre outros, até competências financeiras, como ticket médio, custo de capital e estabilidade financeira.
Mas afinal, quais são as maiores ameaças para empresas brasileiras?
Ambiente Externo – AMEAÇAS (T). As ameaças são definidas como sendo aqueles pontos nos quais a empresa pode perder vantagens na busca por seus objetivos, como por exemplo: a entrada de um novo concorrente, uma nova lei que dificulta seus negócios…etc.
6 oportunidades de crescimento para a sua empresa através da logística
Portanto, as oportunidades empreendedoras são situações nas quais novos bens, serviços, matérias-primas e métodos organizacionais podem ser introduzidos e vendidos por um valor maior do que o seu custo de produção e, desse modo, a alternativa d) está correta.
Pontos fracos de uma empresa: exemplos