O texto para ser considerado literário precisa ter uma elaboração peculiar e especial ao referir-se aos fatos presentes no texto. ... Encaixam-se como textos não literários anúncios, notícias jornalísticas, textos técnicos de distintas áreas do conhecimento e relatórios científicos.
Resposta. A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas.
Os elementos constitutivos da linguagem são, pois,gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representarconceitos, ideias, significados e pensamentos. Embora os animais também comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem. Não se devem confundir os conceitos de linguagem e de língua.
A linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. ... Ainda assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas, e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação é o objeto linguístico.
O gabarito para essa questão é a LETRA A. Entre as citadas não enunciado, são consideradas caracteristicas da linguagem literária: liberdade na criação, variabilidade e multissignificação.
São características da linguagem naturalista, exceto:a) Determinismo;b) preferência por temas de - Brainly.com.br.
A função estética da linguagem é a propriedade que tem isso para atrair a atenção para si mesma, que adquire um valor autônomo. Nesse sentido, a palavra é simultaneamente significado e expressão. Ou seja, tem um significado objetivo externo a ele e, ao mesmo tempo, tem um significado subjetivo, que excede o objetivo.
A estética textual está relacionada à forma como você apresenta o seu texto para o leitor, levando em consideração questões como legibilidade da escrita, organização dos parágrafos, espaçamento entre palavras, respeito aos limites da linha, dentre outros.
A mensagem é centrada nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. É comum a presença de interjeições, reticências e pontos de exclamação.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.