Larva que se desenvolve a partir de ovos do verme Schistosoma mansoni. Apresenta cílios, com os quais, nada em busca do caramujo Biophalaria glabrata, seu hospedeiro. Palavra-chave: platelmintes, barriga d'água, cercárias, Schistosoma, caramujo, esquistossomose.
Miracidio é forma larval do parasita, ou seja , inicio do ciclo, e a cercária, considera-se o verme adulto, a forma contaminante do hospedeiro definitivo.
Essas larvas recebem o nome de cercarias. Após penetrarem no corpo do homem, as cercarias desenvolvem-se e, neste estágio, são denominadas de esquistossômulo. Os esquistossômulos iniciam uma migração pela corrente sanguínea e linfática, chegando aos pulmões e ao coração.
Esta doença também pode ter outras consequências irreversíveis, incluindo a infertilidade. Em crianças, a esquistossomose pode causar anemia, raquitismo e uma reduzida capacidade de aprender, embora os efeitos são geralmente reversíveis com tratamento.
Hepatoesplênica: Apresenta-se de nas formas: compensada e descompensada ou complicada. Hepatoesplênica compensada: a característica fundamental desta forma é a presença de hipertensão portal, levando à esplenomegalia e ao aparecimento de varizes no esôfago.
O cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarreia. Apenas dois sorogrupos (existem cerca de 190) dessa bactéria são produtores da enterotoxina, o V.
Cólera é uma doença infecciosa intestinal, causada pela toxina produzida pela bactéria Vibrio cholerae, o chamado vibrião colérico.
A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo. Essa alteração faz com que o corpo secrete grandes quantidades de água, o que provoca diarreia aquosa, desitradação e perda de fluidos e sais minerais importantes para o corpo.
Uma das principais doenças relacionadas com a ingestão de água contaminada é a amebíase, causada pela Entamoeba histolytica. Essa doença pode causar febre, dores abdominais, diarreia com sangue, flatulência, anemia e, até mesmo, morte. Além da amebíase, podemos citar a cólera, a giardíase e a hepatite A.
A quantidade diária de água recomendada varia de acordo com diversos fatores, como idade, peso, se é praticante de atividade física ou não, clima e temperatura. Quem leva uma vida sedentária deve ingerir, em média, de 2,5 litros a 3 litros por dia, orientação diferente para quem é fisicamente ativo.
Ainda não existe nenhuma vacina contra a Febre Maculosa, mas é possível adotar algumas medidas para prevenir a picada pelo carrapato: Usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato, uma vez que ele é escuro. Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
No dia 24 de março de 1882, o médico alemão Robert Koch anunciava a identificação do bacilo causador da tuberculose.
Entretanto, a partir de 1940 começam a surgir os antibióticos e os quimioterápicos que iriam trazer finalmente a cura da TB, nos anos seguintes. A estreptomicina é descoberta em 1944 e a isoniazida, descrita desde 1912, tem sua eficácia contra a tuberculose demostrada em laboratório em 1945.
Estima-se que de 1700 a 1900, a tuberculose tenha sido responsável pela morte de aproximadamente 1 bilhão de seres humanos. Antes da descoberta do bacilo de Koch, a taxa anual média de mortalidade era de 7 milhões de pessoas.