Formados por caule e folhas modificadas, o caule tipo bulbo é geralmente redondo, sendo que na sua parte inferior há raízes; e na posterior, folhas com reservas nutritivas. Alguns caules tipo bulbo são muito utilizados na alimentação humana, como o alho e a cebola.
Apesar de ser parecido com uma raiz, o rizoma apresenta gemas, por isso é classificado como caule. Este tipo de caule cresce paralelo ao solo, formando raízes adventícias a partir dos nós. ... O rizoma pode ser delgado ou espesso, sendo considerado um importante órgão de reserva de nutrientes para diversas plantas.
Todos os caules que têm o seu desenvolvimento abaixo do solo são chamados de caules subterrâneos. Eles podem ser classificados em três tipos: rizomas, tubérculos e bulbos. Os caules subterrâneos do tipo rizoma acumulam substâncias nutritivas e se desenvolvem próximos à superfície do solo.
Colmo
Caracterizam-se por um caule suculento e subterrâneo (rizoma), cujo "falso" tronco (um pseudocaule) é formado pelas bainhas superpostas das suas folhas.
Para que a doença ocorra, o esporo deve ser depositado na face inferior de uma folha suscetível à infecção (folhas de 0 a 3) e, para que ele germine, é preciso que haja água livre na superfície foliar.
A isca a ser usada consiste em pedaços do pseudocaule de 50 cm cortados ao meio longitudinalmente e colocados com a parte cortada em contato com o solo e mantido entre as covas. 3. Controle químico: Recomenda-se a utilização de inseticidas específicos registrados para a cultura, aplicados na base das plantas.
Nutrição. Bananas são consideradas alimentadores pesados, onde os nutrientes da planta ficam concentrados. Elas crescem rapidamente e precisam de nitrogênio em abundância para manter a sua taxa de crescimento. A falta de nitrogênio muitas vezes mostra-se como uma folha amarelada.
O controle químico é a forma mais eficiente de combater a sigatoka-amarela. Mas é necessário que o produtor esteja atento à presença e evolução da doença. Além de não descuidar do clima e fazer a rotação de métodos de controle, incluindo a utilização de fungicidas com diferentes mecanismos de ação.
Por que a bananeira é cortada depois da colheita do fruto? Porque depois que deu fruto, já era. ... Depois de brotarem cerca de quarenta folhas, do meio delas surge a inflorescência (um monte de florzinhas reunidas) que vai dar origem às frutas.