Um arco elétrico é basicamente um feixe de descargas elétricas que acontece entre dois polos, um negativo e um positivo, que é mantido pela formação de gases que se tornam um meio condutor para a corrente elétrica, gerando assim calor suficiente para ser usado na soldagem, derretendo metais em altíssimas temperaturas.
O principal tipo de radiação não ionizante gerado no processo de soldagem a arco elétrico é a radiação ultravioleta (UV). ... Esse tipo de prote- ção pode ser usado largamente em avisos com dizeres como: “Cuidado, ambiente submetido à radiação!” e “Perigo!”, entre ou- tros.
Dos raios emitidos os mais nocivos são o ultravioleta e o infravermelho. ... Observação: os raios infravermelhos e ultravioleta são invisíveis.
A exposição ao gás de ozônio gerado durante a solda, especialmente de alumínio, podem produzir irritação e inflamação das vias respiratória e, por vezes, dor de cabeça e irritação dos olhos. O ozônio é gerado pela ação da radiação ultravioleta emitida no oxigênio atmosférico.
Perigos para a saúde e a segurança associados à solda
UTILIZE OS EPI: Luvas e roupas especiais para não projetar fagulhas em seu corpo ou de pessoas ao redor, cuidado com as fagulhas e metais projetados em seus olhos, utilize proteção, não inale gases liberados no processo de solda ou corte, use respirador quando necessário.
Para evitar choque de tensão secundária, os operadores de soldagem devem sempre usar luvas secas e em bom estado, nunca tocar o eletrodo ou partes metálicas do suporte do eletrodo diretamente com a mão (sem proteção).
Geralmente constituídos por partículas de 0,005 a 2 milímetros de diâmetro, os fumos metálicos são formados a partir de vapores e gases que se desprendem das peças em fusão. Estes vapores e gases, em contato com o oxigênio do ar e após resfriamento e condensação, oxidam rapidamente, formando-os.
A irrigação imediata com água de torneira ou soro fisiológico é o tratamento que pode salvar o olho traumatizado. Irrigue generosamente o olho por 20 minutos, procurando puxar as pálpebras iferior e superior, para lavar bem a conjuntiva embaixo delas (fundo de saco superior e inferior).
Um dos melhores remédios caseiros para aliviar a sensação de ardência nos olhos é a lavagem com soro fisiológico, pois além de ser excelente para retirar qualquer cisco que esteja causando a irritação do olho, também não possui nenhum químico adicionando, não causando piora dos sintomas.
O tratamento imediato das queimaduras químicas consiste na irrigação abundante do olho, usando a fonte de água que estiver mais disponível (chuveiro, torneira, bebedouro, mangueira ou banheira). “Quanto maior o intervalo de tempo entre o acidente e a irrigação com água, pior o prognóstico.
Tenha os mesmos cuidados indicados para queimaduras de 1º grau e cubra a área queimada com gazes molhadas em soro fisiológico ou água limpa, para evitar infecção. “Mantenha o curativo molhado usando recipientes de soro ou água limpa. Se a queimadura for extensa, é preciso ser atendido no hospital”, ressalta Bruna.
Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.