O teste de ELISA (Enzyme-likedImmunosorbentAssay) é amplamente utilizado para realizar o diagnóstico da Doença de Chagas, pois apresenta elevada sensibilidade, especificidade, rapidez e baixo custo.
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Sinonímia: Sorologia para doença de Chagas, pesquisa de anticorpos anti- Tripanossoma cruzi, sorologia para tripanossorníase. Material: Soro. Volume mínimo: 3,0 mL. Colheita, conservação: Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar a amostra.
O exame VDRL, que significa Venereal Disease Research Laboratory, é um exame de sangue que serve para diagnosticar a sífilis, ou lues, que é uma infecção sexualmente transmissível.
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa.
Não reagente Não reagente Provavelmente o indivíduo não tem sífilis, ou a infecção é muito recente, por isso os anticorpos ainda não são detectáveis pelos testes utilizados. Caso persista a suspeita clínica, os testes devem ser repetidos após cerca de 20 a 30 dias.
A principal forma de transmissão da sífilis é por meio do contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode acontecer por meio do contato com sangue ou mucosa de pessoas infectadas pela bactéria Treponema pallidum, que é o microrganismo responsável pela doença.