Quando falamos em frutas cítricas, é comum a laranja e o limão virem à mente. ... A palavra cítrica está relacionada às plantas que fazem parte do gênero Citrus. As frutas dessas plantas possuem altas concentrações de ácido ascórbico e vitamina C. Esse ácido, inclusive, é o responsável pelo sabor ácido das frutas.
Frutas não ácidas Laranja lima, banana, maçã, e, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.
Elas podem ser divididas em dois grupos:
Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.
A urina é naturalmente ácida, já que o rim é o principal meio de eliminação dos ácidos do organismo. Enquanto o pH do sangue costuma estar em torno de 7,4, o pH da urina varia entre 5,5 e 7,0, ou seja, bem mais ácida. Valores de pH maiores ou igual 7 podem indicar a presença de bactérias que alcalinizam a urina.
O corpo humano possui mecanismos de compensação para tentar corrigir eventuais problemas, mas nem sempre eles são suficientes. Casos de diabetes descontrolado, bronquite, dificuldade respiratória ou uso demasiado de medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina) podem contribuir para aumentar a acidez do sangue.
A única forma de medir o pH do sangue é através do exame de sangue chamado gasometria arterial que só é realizado quando o indivíduo encontra-se internado na UTI ou no CTI. Esse exame é feito retirando uma amostra do sangue, e seu resultado mostra o pH do sangue, o bicarbonato, e a PCO2.