A textura pode ser definida como a qualidade que as superfícies das formas possuem. Podem ser reconhecidas pelo tato ou pela visão, graças às representações gráficas. ARTES VISUAIS – Elementos visuais: as texturas e os volumes.
Texturas Naturais: São aquelas que resultam da intervenção natural humana no meio ambiente ou que caracterizam o aspeto exterior das formas e coisas existentes na Natureza (cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochas, peles e outros revestimentos de animais).
Textura de parede pode ser definida como uma massa usada, principalmente, na construção civil e por artistas plásticos, para dar formas e desenhos diferentes nas paredes. ... Apesar disso, tanto um quanto o outro são conhecidos entre os pintores e profissionais do ramo apenas como “Textura de Parede”.
A textura também ajuda a corrigir imperfeições nas paredes de um modo mais rápido e econômico do que com as tintas. Ao invés de corrigir as irregularidades com massa-corrida, como os processos tradicionais, a textura pode ser aplicada diretamente sobre a superfície.
A massa corrida se aplica com desempenadeira e lixa depois, pois o propósito aqui é deixar a parede o mais lisa possível. A textura se aplica com o rolo próprio e pronto, pois o propósito é o inverso, ou seja, deixar a parede com ranhuras.
A textura rústica realizada com massa corrida e rolo de espuma é uma forma rápida para você mudar completamente o visual da sua sala, quarto ou até mesmo da sua fachada. Uma das vantagens de texturizar a parede é que você mesmo pode executar todo o processo.
De acordo com especialistas, apesar da diversidade de opções, as texturas mais procuradas continuam sendo as mais tradicionais: granfino, grafiato e textura rústica. “Trata-se de uma massa com uma espécie de pedrinhas finas que, com a ajuda da desempenadeira, forma os desenhos desejados.
A massa corrida é utilizada em ambientes internos e externos, mas será diferente dependendo do local de aplicação. Para áreas internas usa-se a massa PVA e para as externas, a versão acrílica. Apesar de ambas terem a função de equiparar e nivelar paredes e tetos, há uma diferença em relação à resistência dos produtos.
A pintura da superfície, após a aplicação da massa acrílica, pode ser feita com tinta acrílica premium ou tinta emborrachada. Já a massa corrida, por ser um produto que não resiste à umidade, é ideal para ambientes internos, que não sofram a ação do tempo, como quartos e salas, teto de cozinha, escritórios e lojas.
Sua principal função é assentar, rebocar e revestir tetos e paredes. Esse tipo de massa corrida é muito mais fácil de lixar e serve para assentar, rebocar e revestir os tetos e paredes. É muito utilizado em superfícies internas, com bases de alvenaria, concreto, gesso ou fibrocimento.
A massa acrílica oferece acabamento mais liso às tintas em látex e PVC ou acrílica, além de possuir alta resistência à umidade. É uma massa de fácil aplicação e com grande poder de enchimento. A sua secagem é rápida, é fácil de lixar e de aplicar.
Para escolher entre massa acrílica ou massa corrida, saiba que, por ser resistente à umidade, a massa acrílica é indicada para ambientes molhados, como banheiro, área de serviço e cozinha.
8 Respostas. Sim, mas busque um bom profissional para executar o serviço. Obrigado ! Bom dia então você até pode aplicar massa corrida por cima mas tem que verificar se a parte em que vai ser aplicada não recebe umidade.