O til é um sinal gráfico auxiliar de escrita, usado por cima da vogal a e da vogal o para indicar nasalização. É usado na formação dos ditongos nasais ão, ãe, õe, nas suas formas no singular e no plural, e na vogal nasal ã.
Função das consoantes na Língua Portuguesa As atuais letras consonantais da Língua Portuguesa são B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X e Z. Contudo, deve-se atentar para as letras H, W e Y. As letras W e Y, que foram recém incluídas no alfabeto brasileiro, podem ser consideradas vogais.
Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais: /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.
De forma específica, com relação ao M e N no final de uma sílaba, ela ocorre da seguinte maneira: a palavra queriaM e a palavra taNta. O som nasal parece o mesmo, mas as letras são diferentes. Os estudiosos explicam que, nesses casos, o contexto é quem vai definir se o M ou N deve ser utilizado.
adjetivo Que se pronuncia com som nasal. Nasal, acepção 3. Etimologia (origem da palavra nasalado). Particípio de nasalar.