Neste sentido é importante que as estratégias de fim de vida (End-of-Life - EoL): reuso, reparo, remanufatura e reciclagem sejam integradas dentro do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Um dos principais objetivos é facilitar a recuperação de materiais e componentes.
A Avaliação do Ciclo de Vida ou Análise do Ciclo de Vida é uma técnica que estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais (positivos e negativos) ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final.
Conheça as 4 principais fases do ciclo de vida de um produto
O Ciclo de Vida do Produto é uma ferramenta administrativa que permite analisar como um produto se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado, levando em conta ainda seu lançamento, crescimento e maturidade em vendas. ... São elas: desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, que é quando ela se encerra. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida.
O ciclo vital é o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises. Os indivíduos passam por diferentes etapas do ciclo de vida: a infância, a juventude, a maturidade, a velhice. ...
Como acontece o desenvolvimento infantil?
O desenvolvimento infantil para a teoria de Piaget considera 04 fases no que diz respeito a cognição, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Nessa fase a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos.
A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
O desenvolvimento físico e psicológico das crianças começa desde a fecundação, passando pela primeira infância, adolescência, juventude e segue por toda a vida. No entanto, conforme ressalta a Sociedade Brasileira de Pediatria, é nos três primeiros anos de vida que o cérebro evolui com maior intensidade.
Surge entre os 3 e 4 anos e traz benefícios no desenvolvimento das crianças. A conhecida idade dos porquês, que ocorre geralmente durante os 3/4 anos, tem a sua razão de existir e traz consigo benefícios vários.
Propõe quatro estágios ou períodos do desenvolvimento da criança: os estágios sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório formal (12 em diante).
O psicólogo e pesquisador da infância, Jean Piaget, elencou 4 fases do desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operatório, operacional concreto e operacional formal.
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
O quadro apresenta os estágios Sensório-motor, Pensamento pré-operatório, Pensamento operatório formal, bem como as idades e capacidades de cada estágio.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
A teoria de Piaget: 4 fases do desenvolvimento infantil
No estágio sensório-motor,a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que o rodeiam. Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
Estágio sensório-motor — 0 a 2 anos Neste estágio, o bebê conhece o mundo através dos seus movimentos e sensações. As crianças aprendem por ações básicas como chupar, agarrar, olhar e ouvir.
Esse período é caracterizado pelos seguintes fatores: O surgimento da linguagem, que condiciona todos os esquemas mentais. A possibilidade de falar habilita um esquema mental diferente, no qual a função simbólica é primordial. A criança utiliza símbolos para representar os objetos, os lugares e as pessoas.
Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.
As práticas sensório motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais em que as crianças manipulam, cheiram, degustam, ouvem e reproduzem gestos e sons.
Foi interpretada como alteração sensório-motora quando o indivíduo apresentou o monofilamento alterado em um ou mais pontos testados e descritos acima.
Significado de Sensório adjetivo Transmissor de sensações. substantivo masculino [Anatomia] Parte do cérebro considerada como centro de todas as sensações.