Sons de Korotkoff Fase I: surgimento dos primeiros sons (pequena intensidade e alta freqüência). Fase II: sons suaves e prolongados. Podem ser inaudíveis (hiato auscultatório). Fase III: sons mais intensos e nítidos (hiato auscultatório).
Registrar os valores das pressões sistólicas e diastólica, complementando com a posição do paciente, o tamanho do manguito e o braço em que foi feita a medida. Não arredondar os valores de pressão arterial para dígitos terminados em zero ou cinco. Esperar 1 a 2 minutos antes de realizar novas medidas.
No momento em que se deixa de ouvir sons, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial; Juntar o primeiro valor com o segundo para obter a pressão arterial. Por exemplo, quando o primeiro valor é 130 mmHg e o segundo é 70 mmHg, a pressão arterial é de 13 x 7.
Considerando que os usuários do sistema de saúde procuram os serviços para diversas finalidades, desde a consulta para diagnóstico quanto para controle de hipertensão arterial, recomenda-se que a aferição da pressão arterial seja realizada pelo profissional de saúde que realiza a consulta (médico, enfermeiro ou ...
Fatores de risco para hipertensão arterial primária
Os quatro sinais principais são temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial. Os sinais vitais são verificados sempre que um paciente chega a um hospital ou em casos de resgate. O profissional que habitualmente verifica os sinais vitais é o enfermeiro ou técnico em enfermagem.
Para isso, o paciente precisa estar sentado, com o cotovelo apoiado sobre a mesa e o antebraço levantado. Basta colocar o aparelho no pulso esquerdo, com o cuidado de manter o monitor virado para a sua frente. Em seguida, é só ligá-lo e aguardar a leitura da pressão.