O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
A) A letra A a localização dos dendritos no corpo celular, onde contém o núcleo. Na letra B está o axônio que apresenta bainha de mielina apesar de não estar representada na figura. Na letra C vemos a terminação axonial onde são liberados os neurotransmissores.
Axônio: É uma extensão responsável por transmitir os sinais para outras células, como outro neurônio, glândulas ou músculos. Ele caracteriza-se por ser mais longo que os dendritos, podendo atingir até um metro de comprimento em algumas espécies.
Os dendritos se estendem como dedos da célula nervosa. No final de cada dendrito há um espaço chamado sinapse, onde o químico pode passar do axônio de outra célula nervosa para o dendrito.
Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio.
Fases: Estímulo alteração da polaridade da célula (potencial de membrana em repouso) ativação de canais iônicos voltagem-dependentes geração de potencial de ação (despolarização) propagação da alteração (PA) até as terminações do neurônio (ativação dos botões terminais).
2a Questão (Ref.: Pontos: 0,0 / 0,1 Qual alternativa descreve melhor o papel do cálcio na transmissão da informação pelos terminais pré-sinápticos? A chegada do potencial de ação aos terminais pré-sinápticos provoca a liberação do cálcio na fenda sináptica. ... Esse cálcio é então liberado na fenda sináptica.
Este aumento intracelular na concentração de íons cálcio (Ca2+) promove alterações na estrutura do neurônio, permitindo que as vesículas (bolsas contendo neurotransmissores) se movimentem em direção ao terminal do axônio.
Já a somação espacial diz respeito ao caso, frequente no cérebro, em condições naturais, em que diversos estímulos excitatórios simultâneos se somam, para produzir a despolarização.
Significado de Somação Alteração morfológica que não pode ser estabelecida geneticamente; flutuação. Etimologia (origem da palavra somação). Soma + ar + ção.
Fibras musculares inervadas por um mesmo axônio. Somação – conjunto de contrações.
A sinapse entre um neurônio (pré-sináptico) e uma célula efetora aoinvés de um outro neurônio (pós-sináptico). As junções neuroefetoras incluem as sinapses dos músculos e das células secretórias.