Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. ... A fórmula geral dos alcanos é CnH2n+2. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Além do metano, todos os alcanos são combustíveis, por isso muitos deles são usados em nosso cotidiano. Por exemplo, os derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, contêm uma mistura de alcanos, e o isqueiro possui o butano como gás combustível.
A fórmula geral para alcanos é: CnH2n+2. O “n” representa o número de carbonos presentes na cadeia.
→ Alcenos ou alquenos: são as cadeias carbônicas que possuem uma insaturação, uma ligação dupla. Sua fórmula geral é CnH2n, e a sua nomenclatura é composta por prefixo + en + o. ... → Alcinos ou acetilênicos: hidrocarbonetos com uma ligação tripla. Sua fórmula geral é CnH2n – 2.
A fórmula geral dos alcenos é CnH2n. É muito raro encontrarmos os alquenos na natureza. Um dos principais alcenos é o etileno, ou eteno (H2C = CH2), que é um gás em condições ambiente.
Letra d). Um alcadieno alternado é aquele que apresenta uma ligação simples entre duas duplas ligações, o que pode ser comprovado pela diferença de duas posições entre os números indicados entre o prefixo e o sufixo, como é o caso da alternativa d.