Resposta. Resposta: Calvinismo. O Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero .
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
O estopim da Reforma Protestante aconteceu em 1517, quando Martinho Lutero se deparou com o dominicano Tetzel que vendia indulgências em Wittnberg. Em resposta, no dia 31 de outubro, escreveu 95 teses que criticavam a Igreja Católica e Papa, fixando-os na porta da Catedral de Wittenberg.
Além da venda de indulgências, contribuíram para a Reforma Protestante as críticas a outros desvios da Igreja e do clero católico, como o luxo, a riqueza e a ostentação dos religiosos, o desrespeito às regras da instituição, como o celibato, e a prática da simonia; o enfraquecimento do poder da Igreja Católica, em ...
O Rei Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas queria sucessores homens, e queria se separar. ... O Rei Henrique VIII era casado com Ana Bolena, mas queria sucessores mulheres, e queria se separar. A religião católica não permitia, então ele criou uma nova religião, o Anglicanismo.
O interesse de Henrique VIII era casar com Ana Bolena, uma dama da corte da Inglaterra, e com ela poder ter um filho que o sucederia. Como não foi aceito o pedido pelo papa, o rei inglês declarou seu divórcio da rainha através de um tribunal nacional, em 1533.
Os motivos que geraram o rompimento com o catolicismo na Inglaterra foram políticos, econômicos e também conjugais, sendo este último o que foi evocado para a ruptura. O rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica em 1534, após o papa Clemente VI negar-se a aceitar o pedido de divórcio do monarca inglês.