1. Que se adquiriu. 2. [ Medicina ] Que resulta de factores externos, por oposição ao que é congénito ou hereditário (ex.: caracteres adquiridos; doença adquirida).
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
O carater adquirido é cada uma das características anatômicas ou funcionais não herdadas, mas adquiridas durante a vida. O caráter que é adquirido pelo indivíduo como consequência da estimulação do ambiente interno ou externo, é transmitido aos filhos.
Lei, defendida por Jean-Baptiste Lamarck, segundo a qual as modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da sua vida como consequência do uso e desuso dos órgãos são hereditárias, originando mudanças morfológicas no conjunto da população.
Características adquiridas são aquelas causadas pelos agentes do meio ambiente, que não são passadas de geração em geração. Exs.: uma cicatriz, queda total do pelos do corpos causados por um câncer, tatuagens, transplante, a imunidade por meio das vacinas, ...
Significado de Característica O que constitui o caráter distintivo, a particularidade de uma pessoa ou de uma coisa; aspecto. O que é particular e próprio de algo ou de alguém; qualidade capaz de identificar, definir ou classificar alguém ou alguma coisa; particularidade.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Uma característica é congênita quando está presente no indivíduo desde o nascimento, ou surge no primeiro mês de vida. ... Como exemplo de alteração congênita genética, podemos citar o pé torto congênito e a síndrome de Down, ambos causados por alterações no material genético.
Características hereditárias: são características genéticas, que são passadas de pais para filhos, porém, aqui só o que conta é o que é expressado. Características congênitas: São as que estão com o individuo no momento do nascimento.
Doenças congênitas
Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo. Nesse sentido, incluem-se nesse conjunto as características morfológicas e fisiológicas de um indivíduo.
Olá! A resposta correta é c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo. O fenótipo representa a projeção do fenótipo. Em termos biológicos, o genótipo compreende a ação que cada gene expresso dará ao corpo, no que tange a presença das características.
Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros. ... Por isso, o fenótipo é sobretudo, resultado da interação do genótipo com o ambiente.
A opção correta sobre o conceito de fenótipo é C) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo. ... Portanto, está relacionado as características de um indivíduo a partir dos genes, que foram modificados a partir da interação com o genótipo.
A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético (molécula de ácido desoxirribonucleico), ...
Genótipo e fenótipo são dois conceitos em Genética que estão interligados. O genótipo determina o fenótipo, e o fenótipo é a expressão do genótipo. Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos.
Hereditariedade Específica: é aquela que transmite os agentes genéticos que determinam as características comuns a toda uma espécie. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos os seus seres e que nos diferenciam de outros animais.
Coloração dos olhos, coloração da pele, coloração de fios capilares, formato capilar, DNA, doenças, aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos são exemplos de características hereditárias.
A hereditariedade ocorre de duas maneiras: específica e individual. Hereditariedade específica: transmissão de fatores genéticos que originam características em comum em determinados grupos. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos.
E o futuro? Sob o ponto de vista biológico a noção de herança genética é relativamente clara e consensual. A sociedade atual vive com uma “bagagem genética” herdada do passado – a conhecida herança cultural. ...