Figuras de Linguagem são recursos linguísticos utilizados a fim de oferecer mais expressividade ou ênfase ao discurso. Por esse motivo, são muito utilizadas nos textos poéticos. Já os vícios de linguagem representam desvios das construções da língua, os quais interferem na expressividade da linguagem.
Exemplos de Cacofonia Na oração “Eu vi ela no supermercado”, a Cacofonia está no “vi ela”, que é o mesmo som da palavra “viela”. De acordo com as normas cultas do português teríamos: “Eu a vi no supermercado”. Já na oração “Beijou na boca dela”, a Cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”.
O cuidado deve ser maior nos textos para locução. A leitura prévia em voz alta ajuda a identificar a cacofonia. Evite expressões como: por cada (às vezes, pode-se usar só o por, sem comprometer a frase);
Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra. Muito frequente na linguagem coloquial, na cacofonia expressões são formadas pela junção de sílabas com outras sílabas.
κακός kakós "mau" e -grafia do gr. γραφή grafé "escrita") designa um erro ortográfico. O termo também é usado para denominar a folha de exercícios contendo erros ortográficos, que deve ser corrigida pelo aluno.
A silabada é bastante comum e consiste no desvio linguístico que ocorre quando erramos a sílaba tônica de alguma palavra.