A forma correta é racionar. Racionalizar quer dizer, entre outras coisas, «tornar mais eficaz e produtivo», como em: É preciso racionalizar o processo de entrega de mercadorias.
Racionalização em psicologia e lógica, é um mecanismo de defesa no qual comportamentos ou sentimentos controversos são justificados e explicados de uma maneira aparentemente racional ou lógica para evitar a verdadeira explicação e então conscientemente sendo considerado tolerável — ou mesmo admirável e superior — por ...
Como um Mecanismo de Defesa, a Racionalização é um recurso inconsciente do Ego, de adaptar e amortecer os impactos, desejos e sentimentos inaceitáveis, expressando-se de maneira menos desastrosa. É uma operação defensiva para proteger o Ego do desprazer psíquico.
Racionalização de Denominadores com uma Raiz Quadrada
A racionalização de denominadores é um processo utilizado para eliminar os radicais dos denominadores das frações sem alterar o valor inicial das frações como um todo. Ao racionalizar um denominador, transformamos o seu valor irracional em um valor racional.
O número que foi escolhido para multiplicar a fração inicial é chamado de fator racionalizante. Nos casos em que o denominador for apenas um radical ou um produto em que um dos fatores seja um radical, poderemos repetir esse procedimento para racionalizar denominadores.
A racionalização da produção significa dizer que os processos produtivos são pensados de forma racional de modo a primar pela produtividade, eficiência e eficácia. Fazendo alusão a Weber, o processo de racionalização da produção é um reflexo do desencantamento do mundo.
A racionalização de denominadores é um procedimento cujo objetivo é transformar uma fração com denominador irracional em uma fração equivalente com denominador racional. ... Sendo assim, racionalizar consiste em multiplicar o denominador e o numerador por um mesmo número.
O que é o Taylorismo: O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
Racionalização da produção significa dizer que os processos produtivos são pensados de forma científica, em especial voltados à produtividade, eficiência e eficácia, as mais conhecidas são fordismo, taylorismo e toyotismo.
A Administração Científica, ou Taylorismo, é uma teoria de gerenciamento industrial que busca o aumento de produtividade por meio da aplicação de princípios científicos em todos os aspectos do trabalho.
Partindo desse pressuposto de fé, busca-se uma racionalização desse conceito, afirmando o ser humano como produto da natureza e da ambiência em que está. Portanto não cabe aqui a crença num ser transcendental, mesmo que seja relacional.
A racionalização pode ser entendida como a ação do ser humano que se torna racionalizada, uma vez que este pode fazer uso dos meios técnicos da ciência para realizar suas ações, e sua ação se torna efetiva, uma vez que ele racionaliza seus próprios passos, usando dos meios técnicos que tem a disposição, como a ...
O processo de racionalização ao qual Weber refere-se está relacionado com as mudanças estruturais, culturais e sociais que as sociedades modernas passaram no decorrer do tempo. ... A racionalidade formal está relacionada com as formas metódicas e calculistas do sistema jurídico e econômico das sociedades modernas.
Um conceito muito ligado à burocracia é o de racionalidade. No sentido weberiano, a racionalidade implica adequação dos meios aos fins. No contexto burocrático, isto significa eficiência. Semelhante ao conceito de Taylor, um processo é racional se os meios mais eficientes são escolhidos para sua implementação.
Argumentos podem ser lógicos, se eles são "conduzidos ou avaliados de acordo com princípios estritos de validade", enquanto são racionais, de acordo com a exigência mais ampla que eles se baseiam na razão e conhecimento. ...
Significado de Racionalidade substantivo feminino Particularidade ou característica do que é racional; qualidade daquilo que se baseia na razão. Que se encontra em conformidade com a razão; compreensível logicamente. Capacidade de raciocinar ou de praticar a própria razão.
Capacidade de raciocinar: 2 raciocínio, juízo, senso, pensamento, inteligência, entendimento, critério, cabeça, lucidez, discernimento, percepção.
Para tentarmos responder a esta questão, há que se definir, aqui, racionalidade como a lógica utilizada pelas pessoas em seus processos de decisão racional em busca do alcance de seus objetivos, quaisquer que estes sejam.
Racionalidade é a qualidade ou estado de ser sensato, com base em fatos ou razões. Uma decisão racional é aquela que não é apenas fundamentada, mas também é ideal para alcançar um objetivo ou resolver um problema. ...
Na esfera organizacional, a Racionalidade Substantiva deve contribuir para eliminar as compulsões desnecessárias, agindo sobre as atividades humanas visando promover o desenvolvimento das potencialidades do homem (RAMOS, 1981).
Racionalidade limitada A racionalidade ocupa um lugar central nesta teoria comportamental: é o elemento explicativo principal, ainda que não seja o único. Para Simon, a ponte entre a racionalidade e o comportamento é reali- zada pelos conceitos de “escolha” e “decisão”.
racionalidade limitada proposto por Herbert Simon para analisar o processo de tomada de decisão dos agentes em sistemas complexos, marcados pela não ergodicidade e pelo desenvolvimento de trajetórias em aberto.
A racionalidade limitada surge como uma proposição alternativa, ou mesmo contestação, ao constructo teórico de Homo economicus. Tal conceito advém da teoria econômica neoclássica e, para Simon (1971), não se constitui no modelo mais preciso para avaliar como os participantes de uma organização tomam decisões.
Assim, Herbert Simon e March, em 1957, desenvolveram o conceito de racionalidade limitada, que exprime a incapacidade do tomador de decisões de dominar a complexidade do mundo, de compreender todas as informações, de dominar o tempo, como também o lado cognitivo. ...
Para Herbert Simon, a racionalidade pessoal está limitada por três dimensões: A informação disponível; A limitação cognitiva da mente individual; O tempo disponível para tomada de decisão.