Mooca: Segundo historiadores, o vocábulo é oriundo do Tupi Guarani e possui duas versões, MOO-KA (ares amenos, secos, sadios) e MOO-OCA (fazer casa), expressão usadas pelos índios da Tribo Guarani para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro.
"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.
Nossa Senhora da Conceição dos Guarus foi o nome dado pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva ao aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, localizado às margens do rio Tietê. ... O nome da cidade foi uma referência ao termo Guaru, que significa "índio barrigudo" ou "peixe barrigudo".
Significado de Cara substantivo feminino Parte anterior da cabeça, da testa ao queixo; rosto, face: aluno com espinhas na cara. Aparência exterior de alguém; fisionomia, semblante: cara de irritação.
Caras é o plural de cara. O mesmo que: aspectos, aparências, expressões, fisionomias, rostos, semblantes.
Tipo, pessoa, colega, amigo. -Esse cara e legal!
O cará é um tubérculo cujo nome científico é Dioscorea Alata. É um alimento que pode ser encontrado na maioria das feiras e mercados, geralmente nas barraca em que também se vende batata-inglesa e inhame. A casca do cará não tem “pelos” e parece-se com a da mandioca, com a diferença que é marrom e mais arredondada.
interjeição Usada para traduzir indignação ou admiração.
Ter simpatia por.
Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em um local até então habitado pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases. Em 1590 foram descobertas minas de ouro, na região onde atualmente é o bairro de Lavras.
1. [Brasil] [ Ictiologia ] Peixe teleósteo (Poecilia vivipara), encontrado em lagoas e cursos de água no Brasil, México e Guatemala, de corpo pequeno e alongado.
ISA (2018)
A região Norte permanece abrigando a maior quantidade de indígenas, no total 342.
As regiões com menor número de indígenas são a Sudeste e a Sul, nessa ordem, sendo São Paulo no Sudeste e o Rio Grande do Sul no Sul os estados com maior número de indígenas em suas regiões.
Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil.
Quase 2 mil pessoas viviam apinhadas em duas aldeias às margens da represa Billings - a Krukutu e a Tenondé Porã, que dá nome à TI. No mesmo ano, foi regularizada a TI Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, com apenas 1,7 hectare (a menor terra indígena do Brasil).
As terras indígenas estão localizadas em diversas regiões do Estado de São Paulo, concentrando-se no Litoral norte e sul e no Vale do Ribeira. Os Guarani Mbya e os Tupi-Guarani (Ñandeva) ocupam a maior parte das áreas.
41.
Essa população que habita terras indígenas pertence a diferentes povos, predominando a presença dos Guarani Mbyá e Tupi, Kaingang, Krenak e Terena.