Fatores de Risco Intrínsecos: São aqueles relacionados com o processo de envelhecimento cronológico, constitutivos e individuais.
O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.
Envelhecimento cutâneo intrínseco ou cronológico: é aquele decorrente da passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo.
O envelhecimento intrínseco corresponde ao desgaste natural das células do corpo. Ou seja, com o tempo, todos nós teremos linhas de expressão, rugas, flacidez, pele seca e fina.
O que é “envelhecimento ativo”? Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.
O envelhecimento deve ser vivido de uma forma ativa (OMS, 2005). Para esta organização há três pilares basilares em que se apoia o envelhecimento ativo: saúde, segurança e participação (OMS, 2005). Mencionando que a Saúde se refere ao bem-estar físico, mental e social.
Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais um pouco, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral.
A OMS define o envelhecimento saudável como o “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”3,4.
Em geral, a literatura classifica, didaticamente, as pessoas acima de 60 anos como idosos e participantes da Terceira Idade. ... Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.
Envelhecimento saudável significa atingir as necessidades especiais do corpo durante o processo de envelhecimento. Seria ingênuo assumir que o declínio da função corporal é simplesmente parte do envelhecimento.
Por outro lado, o envelhecimento social deve ser entendido como um processo de mudanças de papéis sociais, no qual são esperados dos idosos com-portamentos que correspondam aos papéis deter-minados para eles. Há papéis que são graduados por idade e que são típicos desta parte da vida.
A determinação da idade social tem como elementos o desempenho de um indivíduo em certos papéis sociais e inclui características como o tipo de vestimenta, estilo de vida, linguagem, e o respeito social de outros quando no papel de liderança. Também está relacionado, em menor grau, ao tempo cronológico.
Este objeto inicia propondo a reflexão sobre o papel do idoso em nossa família e em nossa sociedade. ... Segue mencionando que o envelhecimento é percebido em nossa sociedade na aposentadoria, na condição de avós, com a ocorrência de doenças e na viuvez, sendo que as mulheres vivem em média 8 anos a mais que os homens.
IDOSA é a pessoa que tem muita idade; VELHA é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células; a velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso, nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso. ... Você é idoso quando ainda aprende; você é velho quando já nem ensina.
Para ser velho no Brasil é preciso enfrentar muitas situações. O idoso aqui é um sobrevivente, sob vários pontos de vista. Essas pessoas têm que enfrentar atendimento à saúde precário, uma educação que não prepara para o mundo, um mercado de trabalho que paga mal e não permite acumular para a velhice.
Sabemos que o idoso é aquela pessoa que tem muitos anos de idade; enquanto que o velho é aquela pessoa que, em qualquer época da vida, perde a jovialidade. ... Enquanto o idoso curte o resto dos seus dias com planos para o futuro, o velho sente saudades e sofre, o que o faz se aproximar mais da morte.
Imagem: iStock Segundo o psicanalista, a sociedade tende a colocar o idoso como alguém com menos direitos, que não consegue tomar decisões e é até infantilizado. “A pessoa perde autonomia. Tratar um idoso como bebê faz com que ele responda como tal, renunciando cada vez mais sua individualidade”.
De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.
Sob esta luz, os aspetos de fragilidade humana, ligados de modo mais visível com a velhice, tornam-se uma chamada à interdependência e à necessária solidariedade que ligam entre si as gerações, visto que cada pessoa está necessitada da outra e se enriquece com os dons e os carismas de todos.
Resposta. Resposta: Vária, não é possível afirmar que existe apenas uma forma de tratamento para todos os idosos, ou para qualquer outro grupo de pessoas, porém é correto afirmar que muitos os tratam como inválidos para a sociedade ou com indiferença.
O racismo foi "apresentado" ao Brasil pelos colonizadores, vindos de Portugal. Em 2011 foi realizada uma pesquisa que indica que quase 64% dos brasileiros acreditam que a raça tem interferência na qualidade de vida das pessoas. No Brasil o racismo é visto como um crime, e já diferentes punições diferentes.
A partir do momento que um adulto entra para a melhor idade (fica idoso) ele perde boa parte de seus reflexos, assim tendo mais possibilidades de sofrer algum acidente, por isso Orlan almeida criou este dispositivo, para facilitar o contato com a família de quem corre perigo.
Encarar o envelhecimento de forma natural ou com sofrimento depende muito dos valores culturais e ambientais que a pessoa cultiva. "As perdas funcionais são inevitáveis. Mas a qualidade de vida pode e deve ser estimulada com atividades sociais, de lazer e de ocupação.
O que defendemos é um envelhecer com dignidade, mesmo porque o art. 8.º proclamou de forma expressa que 'o envelhecimento é um direito personalíssimo e sua proteção é um direito social'.
Envelhecer ativamente diz respeito à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, objetivando uma vida saudável e uma melhor qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive, as que são frágeis, ?
1. Aparelhos auditivos. Os aparelhos para a melhoria da audição ganharam muito mais tecnologia e conectividade. Eles possibilitam que os idosos fiquem ligados a celulares, tablets, TVs e computadores, via internet ou Bluetooth, e permitem o ajuste de volume do ruído externo.