EQST

O Que Resina Acrlica Odontolgica?

O que é resina acrílica odontológica?

A resina acrílica odontológica é um dos materiais mais versáteis, utilizada em inúmeras atividades e processos de criação protética, restauração e ortodontia. Como elemento resistente e que endurece com facilidade, a resina acrílica odontológica tem a praticidade necessária para a rotina odontológica.

Qual a função da resina acrílica?

A resina acrílica é usada para impermeabilizar, isolar e proteger telhas e tijolos cerâmicos e pedras naturais. Algumas resinas multiuso também podem ser usadas em telhas de fibrocimento. As resinas acrílicas ainda podem ser encontradas na versão sintética (base solvente) e na versão a.

Qual a fase de trabalho da resina acrílica?

a fase arenosa é considerada a fase ideal de trabalho para a modelagem da resina. na fase borrachoide os monômeros se difundem no polímero, é a fase de maior plasticidade. a fase arenosa é a última fase da polimerização, nela não há mais plasticidade e ocorre a liberação de calor.

Quais são as 4 fases da resina acrílica e em qual devemos trabalhar?

3.4 Fases da mistura (dissolução do polímero no monômero): Fase arenosa: o monômero envolve completamente as pérolas de polímero. ... Fase plástica: fase que é normalmente escolhida para conformar a resina. Fase borrachóide: aumento da concentração de cadeias de polímero no monômero.

Qual a diferença entre a resina acrílica ativada quimicamente e a resina acrílica ativada termicamente?

1.4 - Classificação: 1.4.1 RAAQ (Resina Acrílica Ativada Quimicamente): uma substância química, normalmente uma amina terciária, atua como ativador da reação de polimerização. 1.4.2 RAAT (Resina Acrílica Ativada Termicamente): o calor (temperaturas próximas a 65˚C) atua como ativador da reação de polimerização.

Como remover resina acrílica odontológica?

Deve ser removido com brocas, mas muito cuidado, mesmo as brocas multilaminadas. Existe broca multilaminada que só remove a resina sem agredir a estrutura do esmalte dentário. Assim é possível remover a resina sem riscar ou desgastar seu dente.

Para que serve a resina impermeabilizante?

Afinal, o que é resina acrílica impermeabilizante? Basicamente, a resina acrílica impermeabilizante é um produto que serve para impermeabilizar alguns materiais de construção. Os principais deles são os tijolos à vista, as pedras naturais, o concreto aparente e, é claro, as telhas.

Quais são as 5 fases da resina acrílica?

1ºFase Arenosa: Durante a fase arenosa as pérolas de polímero são completamente envolvidas pelo monômero que preenche os espaços vazios e o conjunto adquire uma cor translúcida....
  • Baixa flexibilidade.
  • Pouca resistência à deflexão e ao impacto.
  • Baixa resistência transversal.
  • Temperatura na polimerização.
30 de jul. de 2015

Quem é o ativador na reação de polimerização da resina acrílica?

1.4.1 RAAQ (Resina Acrílica Ativada Quimicamente): uma substância química, normalmente uma amina terciária, atua como ativador da reação de polimerização.

Quais são as desvantagens da resina acrílica?

Materiais Dentários Resina Acrílica Vantagens: Estética adequada, propriedades físicas adequadas, possui fácil processamento, baixa densidade e baixo custo. Desvantagens: Contração de polimerização, porosidades, monômero residual (resto que não se polimeriza), alterações dimensionais.

Qual é o iniciador da polimerização das resinas termicamente ativadas?

peróxido de benzoila Reação de polimerizaçãoiniciador: peróxido de benzoila e ativador do iniciador: calor (banho em água quente) e energia de microondas.

O que é resina acrilica quimicamente ativada?

As resinas acrílicas quimicamente ativadas, também conhecidas por resinas de polimerização a frio, resinas autopolimerizáveis ou resinas de autocura não necessi- tam de energia térmica para reação de polimerização e, portanto, podem ser polimerizadas à temperatura ambi- ente6.

Como remover resina de dente?

O ideal é que a resina seja removida com broca. Geralmente removemos a parte grosseira com uma broca comum e quando vai chegando perto da estrutura do dente utilizamos uma broca especifica para remoção de resina.

Como remover resina de braquete?

A remoção de resina ou adesivo ortodôntico com broca Carbide Multilaminada Lisa ou Zircônia em baixa rotação, polimento com pontas de borracha e polimento final com pasta de polimento é o procedimento saudável para manter o esmalte dental.

Qual a diferença entre resina e impermeabilizante?

Basicamente, a resina acrílica impermeabilizante é um produto que serve para impermeabilizar alguns materiais de construção. ... A resina base solvente tem maior brilho e durabilidade, já a versão base água não tem cheiro e é mais fácil de aplicar.

Para que serve a resina?

A resina é uma substância usada para fabricar produtos e plásticos. Apesar de existirem diversos tipos de resinas, seu aspecto no geral é de um material não cristalino, viscoso e insolúvel na água. Pode ser transparente ou translúcido, solúveis em óleos essenciais, álcool, éter e outros.

Como é caracterizada a reação de polimerização da resina acrílica?

A reação de polimerização da resina acrílica pode acontecer através, de reações químicas, por adição tér- mica ou por adição de luz, e dessa forma classifica-se em: Resina Acrílica Ativada Quimicamente (RAAQ), Resina Acrílica Ativada Termicamente (RAAT) e Resina Acrílica Fotoativada.

Quais as 5 fases da resina acrílica?

As resinas acrílicas sofrem essa reação, que se dá através das fases de indução (ativação e iniciação), propagação e terminação. Mesmo que o ativador da reação seja físico ou químico, tal reação de polimerização na resina acrílica é sempre exotérmica.

Qual a composição da resina acrílica?

As resinas acrílicas são derivadas do etileno e contém um grupo vinílico em sua fórmula estrutural. ... Composição do líquido: Mono metil metacrilato; Inibidor: hidroquinona; Ativador: dimetil p-toluidina; Agente de ligação cruzadas: Etileno dimetacrilato; A manipulação é realizada na proporção de 3:1.

Por que podem ocorrem porosidades na resina acrilica?

A porosidade das resinas acrílicas tem sido atribuída à presença de monômero residual. Do ponto de vista clínico a porosidade na base da prótese, propicia a instalação de microrganismos e retenção de fluidos.