O regime de competência é utilizado para montar o DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) e com ele sua equipe consegue saber se a estrutura financeira da sua indústria está conforme o esperado e se o atual modelo de negócio é viável.
O regime misto é um regime contábil que mescla o regime de caixa e o regime de competência. No Brasil é definido na Lei nº 4.
O regime contábil adotado para a contabilidade pública é o Regime Misto, ou seja, Regime de Caixa para as Receitas e Regime de Competência para as Despesas. Este procedimento revela a preocupação que o poder legislativo teve para que os gestores públicos não comprometessem recursos que ainda não foram arrecadados.
Regime misto Desta forma, as receitas dos entes públicos somente são consideradas (registradas) para efeitos de resultados no momento em que forem pagas. Já as despesas, se consideram no momento em que o fato gerador das mesmas ocorrerem, independentemente de terem sido pagas ou não.
Assim, podemos destacar objetivamente que o Regime de Competência parte de um Princípio Contábil, e deve ser realizado para qualquer alteração patrimonial, já o Regime de Caixa irá registrar todas as receitas, gastos e despesas no ato de seu recebimento ou pagamento.
A contabilidade pública é regulamentada especialmente pela Lei 4.
13) De acordo com o que estudamos nesta unidade, o procedimento de unidade contábil deverá ser utilizado em que caso? a) Registro dos atos e fatos em atendimento à necessidade de controle e prestação de contas, de evidenciação e controle social.