Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação. Evite o nome Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.
O FIES é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda universitários de baixa renda a pagar as mensalidades de cursos presenciais em faculdades privadas.
O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior. Com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior.
Para renegociar o financiamento, o contratante (você) precisa ir até a instituição bancária onde o contrato do FIES foi assinado e dar uma entrada cujo valor varia entre 10% da dívida vencida e R$ 1.
Os estudantes que se enquadrarem nessa situação poderão renegociar a dívida, com desconto nos encargos moratórios, nas opções de liquidação: quatro parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022, ou 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021.
Para aderir à renegociação pelo APP do BB, basta acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação Fies, Análise, Simular as condições de parcelamento, e Assinar eletronicamente o Termo. A solução está disponível para operações sem fiadores.
Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.
Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].
Veja o passo a passo da inscrição do Fies 2021 A inscrição do Fies deve ser realizada por meio de uma plataforma online, que pode ser acessada no http://fiesselecao.mec.gov.br. Faça o seu login no cadastro único do governo, o Gov.Br. Após isso você será reencaminhado para o sistema de seleção do Fies.
Todos os candidatos não pré-selecionados na chamada única do Fies são, automaticamente, incluídos na lista de espera e podem disputar as vagas ofertadas por meio dessa última etapa do processo seletivo do Fies. ...