adjetivo Que não tem nome; que não leva a assinatura do autor; desprovido de autoria: carta anônima; autor anônimo; denúncia anônima. Que prefere não revelar o seu nome: comentário anônimo. Sobre algo ou alguém desconhecido, sem renome nem fama: o show foi feito por um cantor anônimo.
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo.
Se tais advérbios conectivos ocorrerem noutra posição na oração, usam-se sempre entre vírgulas: 3) «Pode enviar nova versão; a publicação, contudo, ficará atrasada.» Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.»
Para o «por exemplo» No caso concreto do «por exemplo», pomo-lo entre vírgulas se ele é um elemento por si só, e não o pomos entre vírgulas se é apenas parte de outro elemento. (Chamo-lhe elemento e não oração, porque gramaticalmente uma oração tem verbo.)
vír·gu·la la. 1. [ Gramática ] Sinal ortográfico de pontuação (,) que serve para separar ou isolar membros de uma frase e que pode corresponder na leitura oral a uma pausa de curta duração.
Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá. Procure exemplificar apenas suas idéias de difícil compreensão ou abstratas.
Na citação direta utilizamos as aspas e, claro, o nome de que proferiu tal frase. Ex: Como dizia Ferreira Gullar, “a arte existe porque a vida não basta”. Já a citação indireta nós parafraseamos a fala de alguém, ou seja, utilizamos nossas palavras para explicar o que foi dito por outra pessoa.
Dar o exemplo não é se deixar levar por emoções que te incitam a fazer o mais fácil: levantar a voz, mandar e exigir, e dizer “porque sou seu pai e você tem que me obedecer”. Colocar-se no mesmo nível que os filhos só vai fazer com que a situação piore. Mas, claro, para evitar isso, é preciso começar a dar exemplo.
Dicas essenciais para escrever um bom texto
Veja algumas possibilidades:
Quando vamos começar a produção de texto, geralmente, há um tema a ser seguido. Portanto, foque no tema a ser abordado e comece a pensar nos tópicos a serem escritos. O que pode causar confusão em muitas pessoas é o título – que é diferente do tema – que é o “nome” que você dará para seu texto.
1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação
Palavras e frases para começar uma redação de qualquer tema