A etapa seguinte é a determinação da vazão de estiagem, para o cálculo da vazão de estiagem para fins de abastecimento público para captações a fio d'água será utilizada a vazão denominada Q95%, que corresponde a vazão que está presente no rio durante, pelo menos, 95% do tempo.
Curva hipsométrica Para determinação da curva é aplicado o mapa topográfico (curvas de nível). No eixo vertical são representadas as cotas (geralmente em metros) e no eixo horizontal o percentual acumulado da área total correspondente a cada cota.
Figura 11 - Curva de distribuição da declividade de uma bacia hidrográfica. b) curva hipsométrica: é definida como sendo a representação gráfica do relevo médio de uma bacia. Representa o estudo da variação da elevação dos vários terrenos da bacia com referência ao nível médio do mar.
A altitude mediana é igual ao valor da cota para uma área referente a 50% da área total da bacia hidrográfica.
O fator de forma de uma bacia hidrográfica, kf, é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial. O comprimento axial da bacia hidrográfica, L, é igual ao comprimento do curso d'água principal mais a distância da sua nascente ao divisor topográfico.
Figura 4 - Curva de distribuição da declividade de uma bacia hidrográfica. Pode-se utilizar a equação abaixo: Em que: I = declividade média da bacia (m/m); D = equidistância entre curvas de nível em m; ABH= área da bacia (m²); CNi = comprimento total das curvas de nível em m.
O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. ... A quantidade de solo desestruturado aumenta com a intensidade da precipitação, a velocidade e tamanho das gotas.