O hormônio do crescimento, do inglês growth hormone (GH), é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio, e desempenha um importante papel no corpo humano. Ele é fundamental para o crescimento desde os primeiros anos de vida até quando atingimos idades mais avançadas, onde ainda é produzido.
O GH (Growth Hormone) é produzido diariamente, o tempo todo, desde os primeiros de vida do ser humano. Mas esse trabalho ocorre principalmente ao longo da noite, com pico às 22h, o que significa que boas horas de sono, além de dormir cedo, implicam em maior liberação do hormônio no organismo.
Segundo o especialista, a criança brasileira está dormindo tarde (após às 21h30) e não entra em sono profundo na hora que o organismo está no pico de produção do hormônio do crescimento (conhecido como GH, em inglês), que acontece entre 23h30 e 2h30 da manhã.
A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.
Outros hormônios liberados são a melatonina, a adrenalina, o TSH (que estimula a tireoide e tem um pico no início do sono) e a noradrenalina (que favorece o sono REM). Segundo Tufik, as pessoas só se lembram do sonho quando acordam sonhando – por isso, em estudos sobre sonhos, elas são despertadas na fase REM.
Hormônio do sono: 10 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor
Como a melatonina atua A melatonina é um hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, que está localizada no cérebro. Ela é produzida quando há ausência de luz e sua função mais estudada e conhecida é a de regular o relógio biológico, fazendo com que tenhamos sono a noite e mais disposição pela manhã.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sono