As emoções são uma resposta do corpo a estímulos externos que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas, gerando um sentimento de prazer ou de descontentamento. As emoções geralmente são espontâneas e se manifestam através de reações físicas como choro, sorriso, tremores e até quando se fica de rosto vermelho.
Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.
Aqui no Brasil, temos alguns ingredientes adicionais ao nosso caldeirão de sentimentos que, sem dúvida, contribuem para que sejamos líderes mundiais em transtornos de saúde mental, como aponta nessa entrevista a pesquisadora Mariângela Gentil Savoia – Doutora em Psicologia Clínica do do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Violência, instabilidade econômica, aspectos de socialização na cultura brasileira e a forma com que lidamos com a tecnologia são alguns desses fatores.
No entanto, quando a tristeza é profunda, não tem motivos para existir e é contínua, é necessário consultar um psiquiatra, pois pode se tornar uma depressão e isto requer o uso de medicamentos específicos, como os antidepressivos. Confira mais como diferenciar a tristeza da depressão.
O nojo é uma emoção que pode ser comparada à repulsa ou sentimento de aversão e isto acontece frequentemente com determinados alimentos e cheiros. As pessoas podem ter nojos por objetos diferentes de acordo com a cultura e suas próprias experiências.
Robert Plutchik, psicólogo estadunidense, postulou a chamada “roda das emoções”, na qual as emoções podem ser misturadas para formar uma nova emoção mais complexa. De acordo com ele, existem 8 dimensões primárias das emoções:
De todas os tipos de emoções básicas segundo a psicologia, a tristeza é, provavelmente, a mais negativa. Essa emoção implica uma diminuição do estado de ânimo, assim como uma redução significativa da atividade cognitiva e de conduta.
Imagine uma vida sem aquele frio na barriga ao tentar algo novo ou aquela alegria inexplicável que sentimos ao alcançar um sonho? Sem as emoções, as nossas vidas seriam apenas frias, mecânicas e racionais.
Estudos mostraram que sentir medo aumenta a percepção de risco, sentir nojo deixa as pessoas mais propensas a descartarem seus pertences e sentir alegria ou raiva faz as pessoas agirem mais depressa.
Vale ressaltar também que a alegria está relacionada a influências positivas na saúde física e mental, ao contrário da tristeza e outras emoções negativas que impactam negativamente a saúde.
Como identificar: a tristeza pode ser identificada através de sinais como choro, vontade excessiva de dormir ou perda de entusiasmo para trabalhar e sair de casa, por exemplo.
O que é Emoção?" title="O que é Emoção?" />
Na resposta de luta ou fuga, há um aumento da frequência dos batimentos cardíacos e alterações na respiração, de forma a bombear mais sangue bem oxigenado para as extremidades do corpo, que precisam dessa ajuda extra para realizar os atos de lutar ou fugir.
Se te interessa saber o que são emoções e quais são consideradas emoções de caráter positivo ou negativo, continue lendo esse artigo de Psicologia-Online onde explicaremos as emoções positivas e negativas: lista com exemplos.
Por ser uma emoção bastante agradável, acaba sendo a principal emoção que as pessoas buscam em suas vidas. Quando uma pessoa diz que está em busca de sua felicidade, por exemplo, significa que está indo atrás de coisas e situações que a causam esta emoção.
A surpresa é caracterizada por uma reação fisiológica breve que ocorre após um acontecimento não esperado. A surpresa pode ser negativa, como um susto, ou positiva, como ganhar um presente inesperado.
Existe uma grande quantidade de emoções que podem ser classificadas na conotação de emoções positivas ou de emoções negativas. Quais são as emoções positivas e negativas? Em seguida, apresentamos uma lista de emoções positivas e negativas mais frequentes.
Segundo a psicologia de Ekman, existem 6 emoções básicas do ser humano. No entanto, graças às novas tecnologias de neurociência, sabe-se que o nojo e a ira procedem de uma emoção em comum e que a surpresa e o medo compartilham uma expressão facial base. Por isso, podemos afirmar que, na verdade, existem 4 emoções básicas. Contudo, nesse artigo vamos diferenciar as emoções básicas que propôs a teoria psicológica de Ekman.
Uma resposta fisiológica bem conhecida à emoção do medo é a resposta de luta ou fuga, que condiciona o corpo para fazer exatamente isso: lutar contra a ameaça ou fugir dela.
Alguns efeitos fisiológicos do medo são uma tensão na musculatura, aumento da frequência dos batimentos cardíacos, aumento na frequência da respiração, mente mais alerta, entre outros.