EQST

O Que Pode Ser Imobilizado?

O que pode ser imobilizado?

O Ativo Imobilizado é o conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa, seja as atividades de produção ou as administrativas. Esses bens precisam ser apresentados em forma tangível, ou seja, ser bens que tenham um corpo físico, como edifícios, máquinas, ferramentas, automóveis, equipamentos etc.

Quando é considerado ativo imobilizado?

São ativos considerados tangíveis, ou seja, físicos, como veículos, terrenos, imóveis ou maquinário de indústria. Para ser classificado como imobilizado, o bem ainda precisa ter uma vida útil de pelo menos um ano. Se for menor a 12 meses, ele precisa valer mais de R$ 1.200.

Como ocorre a baixa de um ativo imobilizado?

A alienação por venda é o tipo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, este procedimento deve ser lastreado pelos devidos documentos comprobatórios e deve-se apurar o resultado (ganho ou perda) na operação.

O que é Ativo Imobilizado CPC 27?

Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.

Qual o objetivo do CPC 27 Ativo Imobilizado?

O objetivo do Pronunciamento Contábil CPC 27 é o de prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as mutações nesse investimento.

O que é uma baixa contábil?

É a entrega de um bem para substituir um pagamento em dinheiro, desde que tenha o consentimento do credor. O tratamento contábil será o mesmo de uma venda e compra de imobilizado, apurando-se ganho ou perda de capital, normalmente.

Quando deve ser baixado o valor contábil de um ativo imobilizado?

O valor contábil de um item do Ativo Imobilizado deve ser baixado nos seguintes casos: por ocasião de sua alienação ou quando não houver mais expectativa de benefícios econômicos futuros mediante a sua utilização ou alienação (item 67, da NBC TG 27).

O que é a CPC 27?

O objetivo do Pronunciamento Contábil CPC 27 é o de prescrever o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento de uma entidade em seus ativos imobilizados, bem como as mutações nesse investimento.

Quais são as regras de reconhecimento para que um ativo seja enquadrado como um ativo imobilizado?

De acordo com o CPC 27, no item 7, para que um bem seja reconhecido como ativo imobilizado, deve-se atender às seguintes regras: “For provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. O custo do item puder ser mensurado confiavelmente.”

O que são contas de intangíveis?

Conceito e definição de ativo intangível Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física. Representa direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.

O que são intangíveis?

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.