Os principais meios que permitem a difusão dos fluxos de informações são o rádio, a TV, as revistas, jornais e, principalmente, a internet. ... Com isso, gera-se um acúmulo muito grande de dados e informações sobre os mais diversos elementos e acontecimentos existentes no mundo.
Os fluxos materiais são aqueles representados por objetos que possuem materialidade e volume. Já os fluxos imateriais não são palpáveis e, portanto, não têm materialidade.
Estas são determinantes para a economia nacional, participando de forma decisiva para as trocas comerciais brasileiras, por intermédio dos fluxos materiais e imateriais proporcionados pelas interações entre tais empresas e diversas regiões comerciais ao redor do mundo.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo. ... A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas. Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras.
A economia global é o termo empregado em referência aos fluxos econômicos que se difundiram espacialmente por todo o mundo em razão do processo de globalização ou mundialização do capitalismo.
Economia Internacional é o nome dado ao fenômeno que estrutura a cooperação entre países, num sistema de interdependência entre as várias áreas onde a Economia Mundial influencia a política, o comércio, a saúde, as populações, a sociedade e o meio ambiente, entre outros fatores fundamentais para o ser humano ...
De toda forma, a economia global encontra-se mais do que consolidada. Quem exerce papel preponderante nesse cenário não são os governos ou os Estados Nacionais, mas sim as empresas privadas, sobretudo as multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais.