A tela que Penélope tece tem o objetivo de protegê-la e aquecê-la. Destituida de afeto, ela tece para cuidar de si mesma em seus piores momentos de solidão e, ainda que espere por Ulisses por toda sua vida, não tece porque espera, ela tece a sua solidão, seu sentimento de abandono, de orfandade e rejeição.
É a deusa da Lua Nova, encantamentos, feitiçaria e sonhos. Ulisses e seus homens perderam-se ao mar e chegaram na ilha de Eana, que era dominada pela deusa. Ela aprisionou os homens companheiros de viagem, mas foi obrigada a libertá-los por ameaças de Ulisses.
Afinal, ele ficou tanto tempo longe, sem notícias de Ítaca e de sua esposa, e teve até algumas oportunidades de ficar bem em outros lugares. Por quê, apesar de dificuldades, Ulisses queria tanto voltar? (A odisseia).
dez anos
Odisseia é um poema épico escrito pelo poeta grego da Antiguidade, Homero. O poema, criado provavelmente entre os séculos IX e VII a.C., narra aventuras do herói Ulisses, durante 10 anos após a Guerra de Troia, e seu regresso à Ítaca.
Calipso (em grego clássico: Καλυψώ), na mitologia grega, era uma ninfa do mar, muito sedutora e caprichosa. Segundo Hesíodo seria uma das Oceânides filhas dos titãs Oceano e de Tétis, e vivia em uma gruta, na encosta de uma montanha na ilha de Ogígia.
Versão de Homero Sua vida é interrompida quando Odisseu (Ulisses, na mitologia romana) e seus homens desembarcam na terra dos ciclopes procurando comida durante a viagem de Troia de volta para casa. ... Quando Polifemo adormece devido à bebida, Odisseu e seus homens afiam uma vara e a espetam no olho do cíclope, cegando-o.
II. Polifemo, um dos companheiros de Ulisses, conseguiu fugir agarrando-se ao corpo dos animais do rebanho.
Ulisses era mortal e com todas as características dos mortais: vaidade, teimosia, astúcia e representava o desejo de todo homem grego da época (um país po- bre), para quem a aventura no mar era o único caminho para o enriquecimento.
Verificado por especialistas Ainda no início, porém, o herói incorre na fúria do deus Poseidon após cegar um de seus filhos, o ciclope Polifemo. A partir de então, o deus dificulta ao máximo o percurso de volta de Ulisses para Itaca, fazendo com que a viagem se prolongue por dez anos.
Circe é considerada a Deusa da Lua Nova, do amor físico, feitiçaria, encantamentos, sonhos precognitivos, maldições, vinganças, magia negra, bruxaria e caldeirões.
Cila (em grego: Σκύλλα, transl.: Skýlla), na mitologia grega, conforme Homero e Ovídio, era uma bela ninfa que se transformou em um monstro marinho.