A Reação em cadeia da polimerase - RCP ou Polymerase Chain Reaction - PCR é uma técnica utilizada na biologia molecular para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em várias ordens de grandeza, gerando milhares a milhões de cópias de uma determinada sequência de DNA.
PCR Convencional Consiste na replicação de sequências específicas de DNA utilizando equipamentos termocicladores. Para realizar a reação acrescentam-se às amostras de material genético sequências iniciadoras complementares (também conhecidas como primers), desoxirribonucleotídeos e DNA-polimerase termo resistente.
A PCR Real Time baseia-se na detecção da fluorescência emitida por uma molécula repórter que aumenta à medida que a reação avança. O aumento da fluorescência ocorre devido ao acúmulo do produto de PCR (fragmento alvo) a cada ciclo de amplificação.
Pontos Principais: A reação em cadeia da polimerase, ou PCR, é uma técnica para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA, in vitro (em um tubo de ensaio, ao invés de um organismo). ... Ela é rotineiramente usada em clonagens de DNA, diagnósticos médicos e análises forenses de DNA.
SISTEMA SYBRGREEN® O SYBR Green® é um agente intercalante do DNA, um sistema simples usado para detecção de RNA ou DNA na metodologia de PCR em tempo real. Esse método envolve a incorporação do corante livre, SYBR Green®, a uma molécula de DNA, recém-sintetizada.
O sistema necessita de duas sondas homólogas a porções adjacentes em uma das fitas do DNA amplificado. Essas extremidades adjacentes são capazes de emitir fluorescência; assim, cada sonda pode ser chamada de fluorocromo.
Quencher. Na sonda de detecção de fluorescência usada para a PCR em tempo real, o quencher suprime a fluorescência de uma substância fluorescente.
A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real é uma técnica de Biologia Molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma extremamente rápida.
O valor de referência para a PCR, tanto em homem quanto em mulheres, é de até 3,0 mg/L ou 0,3 mg/dL.